Iluminando Vidas Através da Cultura e Educação

  1. DADOS INSTITUCIONAIS

ENTIDADE:

Associação Beneficente Arraial d´Ajuda – ABAA

CNPJ:

nº 01.930.310/0001-78

COORDENADORA:

Monica Nabuco de Abreu

ENDEREÇO:

Rua das Palmeiras, nº 199 – Arraial d´Ajuda – Porto Seguro – Bahia – CEP 45.816-000

endereço eletrônico: contato@abaaonline.org.br

telefone: (73)3575-2507

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL:   LEI nº. 7.410 de 30/12/1998

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL:  LEI nº. 262/97

  1. FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

Conforme o Artigo 2º do Estatuto da ABAA:

“A Associação Beneficente Arraial d’Ajuda, doravante neste Estatuto designada simplesmente Associação, tem por finalidade promover a educação, assistência social, moral e espiritual do povo brasileiro, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade, classe social, credo político ou religioso, através das seguintes atividades:

  1. a) Criar e administrar obras de assistência social e de educação, principalmente para menores abandonados (meninos e meninas que estão nas ruas), excepcionais, pessoas idosas, mães solteiras, dependente de drogas e marginalizados;
  2. b) Manter e administrar o Espaço Cultural Arraial d´Ajuda, com sede em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA, que tem por finalidade promover, sem fins lucrativos, a educação e cultura para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade, classe social, credo político ou religioso;
  3. c) Realizar concentração pública, visando esclarecer ao povo sobre a importância da cidadania e de sua participação no aprimoramento moral e social de nossa comunidade;
  4. d) Patrocinar campanhas públicas de combate ao tóxico e vícios de qualquer espécie, através de palestras, debates, simpósios, congressos, ou outros meios de comunicação, tendo por intuito a melhor orientação possível da juventude e da família;
  5. e) Prestar assistência geral quando possível, através de atendimento médico, jurídico, hospitalar, alimentar e habitacional à pessoas desprovidas de recursos financeiros e bens materiais ou que forem vítimas de calamidades originadas por ocorrência naturais ou acidentais;
  6. f) Desenvolver campanhas de saúde e higiene, especificamente aos de baixa renda no sentido de melhoria das condições de vida;
  7. g) Editar e distribuir livros, revistas, folhetos, CDs, vídeos e similares, que objetivem o bem da comunidade:
  8. h) Criar, manter e administrar uma biblioteca/videoteca comunitária e cursos profissionalizantes e culturais, podendo contratar pessoal especializado para levar avante projetos que tenham por objetivo preparar profissionais para serem aproveitados em empresas privadas ou públicas e em todas as áreas de atuação;
  9. i) Auxílio no combate a fome;
  10. j) Auxílio no combate à prostituição, violência, exploração infanto juvenil;
  11. k) Auxilio no combate a erradicação do trabalho infanto juvenil e implemento de atividades profissionalizantes adequadas conforme a Lei do Aprendiz.”

 

III.  CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS – CNAE:

85.92-9-99- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente;

Secundárias:

85.50-3-02- Atividades de apoio a educação, exceto caixas escolares;

94.30-8-00- Atividades de associações de defesa de direitos sociais;

90.03-5-00- Gestão de espaço para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas;

90.02-7-01- Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores;

94.99-5-00- Atividades associativas não especificadas anteriormente;

90.01-9-99- Artes cênicas, espetáculos e atividades não especificadas anteriormente;

93.19-1-01- Produção e promoção de eventos esportivos;

90.01-9-04- Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares;

90.01-9-03- Produção de espetáculos de dança;

9001-9-01- Produção teatral.

 

  1. A ABAA

A ABAA é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que aplica integralmente seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais, no País, não distribui qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título, e mantem a escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

 

A ABAA é uma rede colaborativa onde cada um oferece aquilo que sabe e pode, fazendo do nosso Espaço um lugar de crescimento pessoal, intelectual e profissional, aberto para toda a comunidade, com foco nos alunos da rede pública de ensino.

Em parceria com outras instituições e contando com voluntários e professores das mais diversas áreas, buscamos oferecer várias atividades todos os dias, durante todo o ano, possibilitando aos jovens da rede pública de ensino conhecerem vários universos de possibilidades, descobrindo suas preferências e habilidades, buscando seus conhecimentos e traçando seu futuro.

O Espaço adequado para tantas atividades e a convivência com tantas pessoas, com tantas habilidades e talentos, atraem os jovens para um ambiente enriquecedor, cheio de possibilidades para a construção de um futuro digno e próspero, como todos merecem.

Também será intensificado o trabalho de identificação das demandas sociais dos jovens do ensino fundamental e ensino médio, com o apoio do CRAS, CREAS, psicólogas e profissionais da educação voluntários e da Roda de Mães, nos casos das mães adolescentes, buscando soluções conjuntas sobre essas demandas, tanto no apoio familiar, quanto no pessoal, profissional e social dos jovens de nossa comunidade.

Em paralelo, a ABAA retoma uma antiga parceria, com a Associação SOS Vida Anjos da Guarda, que está com suas atividades paralisadas desde meados de 2016, convidando a Roda de Mães e o Jardim Ciranda, com apoio do Ecohabitare e Gaia Escola, para o desenvolvimento de um plano de intervenção que prevê a colaboração mútua e união de esforços para reformas estruturais e manutenção predial; a realização de um mapeamento das demandas sociais da comunidade de Arraial d´Ajuda relacionadas às crianças e adolescentes, destacando também as necessidades das mulheres, especialmente as negras de baixa renda e as mães adolescentes em idade escolar, e a elaboração participativa de um projeto político pedagógico visando a atender às necessidades sociais de Arraial d´Ajuda de maneira inovadora e participativa, na perspectiva da Comunidade de Aprendizagem, cujos Projetos são apresentados em anexo.

  1. HISTÓRIA

A Associação Beneficente Arraial d´Ajuda – ABAA é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em 1998, como entidade mantenedora do Centro Educacional Descobrimento – CED, frequentado por mais de 500 alunos de ensino fundamental e ensino médio.

Em decorrência das mudanças ocorridas no Brasil, em 2005 os alunos foram transferidos para a rede pública de Ensino, para que tivessem direito a merenda, uniformes, livros, transporte, etc, pois passaram a ser considerados no censo escolar da rede pública, onde não participavam as entidades filantrópicas que precisavam ser 100% subsidiadas, ou os alunos seriam privados de todos esses benefícios.

A ABAA já tinha parceria com o Projeto Reintegrar na época, que fazia o que a ABAA faz hoje para os jovens da comunidade, no período em que não estavam na escola – contra turno – agindo concretamente contra o perigoso ócio enquanto seus pais precisam trabalhar (Anexo – Fotos)

Formação complementar, arte, cultura, tecnologia, ensino profissionalizante, então, passaram a ser o foco da instituição.

Por questões internas da administração pública da época, foi decidido que a Escola Municipal Arraial d`Ajuda – EMAD, que então estava instalada no prédio da ABAA, seria transferida para o imóvel onde funcionava o Projeto Reintegrar (que está no Parque Central de Arraial d´Ajuda).

Foram anos de reforma, enquanto a escola pública continuou funcionando no imóvel da ABAA que por sua vez funcionava em apenas uma sala de seu imóvel e apenas com alunos da Escola Municipal Arraial d`Ajuda – EMAD (Anexo – Fotos).

O prédio foi devolvido apenas em julho de 2016, em péssimas condições.

Após a reforma de parte do imóvel, em outubro de 2016, a ABAA volta a funcionar como um espaço cultural, onde acontecem várias atividades com o trabalho em rede de várias instituições e  voluntários, iniciado com a Turma da Melhor Idade, que hoje já tem 42 integrantes, com o apoio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social; o Bloco Oduduwa, dirigido por Edna e Mestre Kaíto; Shinhabá com terapias corporais oferecidas gratuitamente à comunidade; logo chegaram também o Projeto Ecoar e a academia Dionée Alencar, com suas 120 bailarinas e muitos outros professores e voluntários se juntaram ao projeto.

Com a Roda de Mães veio o Jardim Ciranda para a união de esforços para a reativação da Casa Vó Jurema – Associação Anjos da Guarda, com apoio do Ecohabitare e Gaia Escola, nos trazendo um lindo trabalho com a primeira infância, com a proposta de trabalho conjunto com as mães adolescentes e nos oferecendo apoio com o relacionamento e desenvolvimentos de projetos em conjunto com a rede pública de ensino, a partir da perspectiva da Comunidade de Aprendizagem, para realmente alcançarmos um trabalho em rede com as instituições que se concentram na região, onde está a maior parte das escolas públicas de Arraial d´Ajuda.

O Projeto de colaboração com o EMAD é apresentado em anexo.

Foram oficializadas também as parceria com os Escoteiros do Descobrimento, representado por D. Alrenildes de Oliveira Santos; outra parceria com a terapeuta Shinhabá, que montará a Sala Saúde para uso dos profissionais da saúde; a Associação Multiculti Arraial d´Ajuda – AMA, com a Bibliotecajuda e a escola Inglês Brincando, com José e Inge; Gnosis Brasil com Alan; Herbalife com Nilson Netto; a Incubadora da Cooperativa de Artesãs; a Academia Templo Jas com mestre Amauri e Prof. Joshua, além de vários voluntários, professores, artistas e parceiros, sempre com foco principal nos alunos da rede pública de ensino que contam com inúmeras atividades, todos os dias, o que nos faz sentir já um Espaço Cultural em pleno funcionamento para nossa comunidade, que não só acolhe, mas atrai os alunos da rede pública  para novas perspectivas em suas vidas e de seus familiares.

  1. VI. OBJETIVOS

A realidade de muitos jovens e adultos do Arraial d´Ajuda, à exemplo de cada canto deste País, é frequentar uma escola de baixa qualidade, com um modelo ultrapassado e ineficiente e a falta de oportunidades de contato com a arte, a cultura, a tecnologia e até mesmo cursos profissionalizantes e outros aprendizados que possam melhorar sua própria qualidade de vida, de seus familiares e de sua comunidade.

A ociosidade entre esses jovens é o outro lado triste dessa realidade, que os leva à caminhos perigosos e degradantes, fixando-os em situações precárias muitas vezes, ao invés de apresentar-lhes um mundo de possibilidades.

O objetivo principal da ABAA, é promover atividades de arte, cultura, tecnologia, profissionalizantes, campanhas educativas e outras que de qualquer forma contribuam para a melhoria da qualidade de vida e crescimento intelectual e pessoal de nossa comunidade, em especial alunos da rede pública de ensino no contra turno da escola formal.

Responder concretamente à questão da ociosidade e falta de acesso à cultura de nossos jovens, fazendo despertar o interesse pela leitura e pelas artes, aproximando-os da tecnologia, do ensino técnico profissionalizante e da conscientização sobre alternativas de subsistência e realização pessoal e profissional.

Valorização da arte e da cultura.

Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades, através de práticas artísticas, culturais, tecnológicas e complementação da ação educativa.

VII. JUSTIFICATIVA

Somente pela educação e pelo desenvolvimento intelectual, cultural e artístico de uma comunidade é possível melhorar a vida de todos que dela participam.

Informática, cursos diversos, atividades físicas, programas educativos, literatura, artes, música e esportes, apresentam-se como instrumentos eficazes para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e mesmo adultos, trazendo-lhes a inquietação, os questionamentos e vislumbramentos de possibilidades que depois aplicarão à transformação de suas próprias vidas.

O “Espaço Cultural” incentiva todas as formas de arte e manifestações culturais, literatura e tecnologia, propiciando um local de grande crescimento e trocas de experiências e saberes para todos que o frequentam.

A ABAA aposta na formação desses jovens e adultos dentro desse contexto, para que possam, por seus próprios esforços e interesses, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.

A biblioteca comunitária foi muito engrandecida pela união com a Bibliotecajuda que faz um trabalho muito especial, principalmente com o público infanto juvenil e os alunos EMAD, nosso público alvo principal.  A biblioteca da ABAA continua funcionando, mais voltada ao público adulto.

VIII. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nesse contexto, os objetivos específicos de ação no ano de 2018 são:

  1. Manter o funcionamento das atividades que já acontecem na ABAA:

Professores e voluntários se apresentam constantemente e novas atividades são incluídas ao longo do ano.

IDENTIFICAÇÃO DE CADA ATIVIDADE

– Biblioteca comunitária

Sala 01

– Ritmos modernos – 2ª e 4ª às 8:00h – Prof. Maria Rios;

– Lian Gong –terapeuta Shinha;

– Zumba – 4ª e 6ª às 9:00h – Prof. Myriam Nuevo;

– Pilates – 3ª e 5ª às 8:00 e 2ª a 5ª às 16:00h – Prof. Verônica Ferrara;

– Ballet Infantil – 3ª e 5ª às 9:00 – Prof. Maria;

– Jiu Jitsu – 3ª e 5ª feiras às 10:30,16:30 e 19:00h –  Prof. Silvio;

– Ensaio de Axé – 4ª e sábado às 17:00h – Prof. Neto;

– Pilates para Gestantes – 3ª e 5ª às 18:00h – Prof. Miriana;

Sala 02    

– Reforço escolar – Programa Mais Educação;

– Customização de roupas – 3ª e 5ª às 14:00h – Prof. Rogéria;

– Estudo Gnosis do Brasil – 6ª às 19:00h;

– Violão – 2ª e 6ª às 14:30h– Prof. Alessandra Batista;

– Teclado – individual – a combinar – Prof. Maria Luiza Nascimento;

– Inglês – 6ª às 8:00h e às 15:00h – Prof. Inge Willians;

– Turismo Receptivo – 2ª e 4ª às 8:00 e às 14:00h – Prof. Ronald;

Sala 03

– Ballet – 3ª e 5ª das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00h;

Projeto Ecoar e Academia Dionée Alencar;

– Jazz – Prof. Gabi Ortiz;

– Ashtanga Yoga – 2ª e 4ª das 7:30 às 9:00 – Prof. Camila;

– Técnicas vocais e canto – 2ª e  4ª 10:00h e 14:00h – Prof. Claudio;

– Dinâmica de exercícios terapêuticos – Dr. Audinei Carlos das Neves

3ª e 5ª às 16:40h e 6ª feira às 15h para a Turma da Melhor Idade;

– Vivenciando o Teatro – 2ª e 4ª das 15:30 às 17:30 – Prof. Camila;

– Dança Afro – 3ª e 5ª às 18:00h – Prof. Edna Santos;

– TAI-CHI-CHUAN – 3ª e 5ª às 19:00h – Terapeuta Teresa;

Sala 04

– Informática – Parceria CRAS e professores;

Sala 05

– Crochê – 3ª e 5ª às 10:00h e 17:00h Prof. Marilene Lopes;

– Mosaico – 3ª e 5ª às 14:00h Prof. Suzelei Bueno;

– Corte e Costura – 3ª e 5ª às 8:00h – Prof. Rodrigo Zamora Suarez;

– Pintura em tecido – Prof. Vânia Magalhães;

– Maquiagem – Monica Luz

     Pátio

– Alongamento – 2ª e 4ª às 15:30h – Prof. Vinicius Mattos

Turma da Melhor Idade;

– Percussão Bloco Oduduwa – 2ª e 4ª às 18:00h com Mestre Kaito;

– Curso de desenho e histórias em quadrinhos – 5ª às 16:00h – Prof. Sandra;

– Oficina de reciclagem, esporte, cultura, lazer e educação ambiental – 3ª e 4ª das 8:00 às 10:00h ou sábado das 14:00 às 17:00h – Prof. Anael;

– Teatro – workshop Gabi

-Taenkwondo – 3ª e 5ª às 8:00hrs – Parceria Academia Templo JAS – Prof. Juliano

– Informática – Parceria CRAS – Em 2017 foram matriculados 56 alunos da rede pública de ensino no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (Anexo). Para 2018 muitos outros programas podem ser desenvolvidos com foco também na Lei do Jovem Aprendiz e Mais Educação do Governo Federal.

– 77° Grupo Escoteiro do Descobrimento – instrumento de educação não-formal que interage com as comunidades, ampliando e difundindo a preservação a Natureza. Contempla na aplicação de seu método estruturado e cinco pontos, sendo definido pela UNESCO estruturas da educação contemporânea. – (*início em fevereiro/2018)

– A manutenção das atividades desenvolvidas pela Turma da Melhor Idade na ABAA – alongamento, dança de salão, práticas terapêuticas e Lian Gong para dores no corpo, reuniões, festas, encontros, que muito contribuem para a saúde e bem estar dos mais de 60 participantes, também passou a ser um importante objetivo da Associação.

Alunos e professores da rede municipal de ensino      

–  Comunidade de Arraial d´Ajuda

– São 6 salas que podem ter atividades em todos os horários, conforme a disponibilidade de voluntários, e de professores e monitores se for possível a colaboração do Poder Público;

  1. Reforço escolar / educação complementar – Alunos da rede municipal e estadual de ensino contam com a colaboração de voluntários para o reforço escolar, estudo para as provas, leituras, vivências e outras atividades que colaborem na educação dos alunos que frequentem o programa. Se houver monitores do Programa Mais Educação, ou a contratação de alguns profissionais, é possível aumentar a capacidade de atendimento

Havendo professores/monitores/voluntários este número pode crescer significativamente

  1. Cursos diversos – artesanato, dança, teatro, música, jogos, etc…, sendo necessário sempre apenas o professor/monitor e o material de cada curso;
  1. Cursos profissionalizantes – Cursos online e conforme se disponibilizem professores da comunidade.
  2. Espaço Cultural – Realização de eventos culturais, shows, peças teatrais, apresentações, inclusive de artistas de outras regiões, promovendo a mobilidade e troca de experiências, criando um ambiente cada vez mais atrativo para os jovens de nossa comunidade.
  3. 6. Consolidação das parcerias – item XI abaixo.

    Além da manutenção básica, algumas atividades muito importantes para a comunidade que estão no planejamento da ABAA, ainda não foram implementadas por falta de recursos humanos e financeiros, pelo que a parceria com outras instituições se faz imprescindível.

  1.  7.    Parceria com a Roda de Mães e Jardim Ciranda para reativação da Associação Anjos da Guarda e desenvolvimento de Projetos comuns na perspectiva da comunidade de Aprendizagem.

         Sendo o público alvo da ABAA os alunos da rede pública de ensino, em especial o EMAD pelo histórico e localização, com o objetivo de oferecer complemento à educação básica desses alunos, envolvendo a comunidade com voluntários – que podem oferecer 50 minutos por semana do seu tempo e formar uma turma para passar algum conhecimento – é fundamental a participação de profissionais capacitados para tanto. Sob a perspectiva da Comunidade de Aprendizagem, a equipe da Roda de Mães e Jardim Ciranda, com apoio do Ecohabitare e Gaia Escola tem fundamental importância no desenvolvimento e condução desse projeto, que passa então a ter outras dimensões e possibilidades.

  1. ORIGEM DOS RECURSOS

Por alguns anos, no imóvel da ABAA funcionou a Escola Municipal de Arraial d´Ajuda – EMAD, gerando recursos em forma de aluguel, suficientes para pagar a única funcionária que trabalhava em apenas uma sala do imóvel, sendo o excedente aplicado para ser usado quando o imóvel fosse devolvido e a ABAA voltasse a plena atividade.

Mas o imóvel foi devolvido sem condições de uso e parte desses recursos foram usados para a reforma, fazendo com que no final de 2017 já não houvesse mais reservas para as despesas mensais.

A ABAA já está em plena atividade em parte de seu imóvel, mas com grande dificuldade de manter em dia as despesas fixas e continuar crescendo até a plena utilização de todos os espaços, pelo que tem trabalhado em várias providências definidas em Assembleia, dentre as quais a busca por parcerias não só para manter as atividades, como aumentar as possibilidades sobre as quais a ABAA tem seu objetivo.

Algumas providências vêm sendo tomadas:

– A ABAA tem apenas duas funcionárias, sendo que uma delas trabalha apenas 3 vezes por semana na limpeza. Desta forma os custos são bastante reduzidos para manter uma estrutura tão grande e com tanto potencial.

– Muitas atividades e cursos são oferecidos por voluntários, sendo incluídos nas listas de doações os materiais que eles precisam para oferecer cursos gratuitos para alunos da rede municipal e estadual de ensino, assim é possível oferecer muitas possibilidades para os jovens, com custo bastante reduzido.

– Parcerias com outras instituições dão autonomia para que cada uma desenvolva e se responsabilize por seu projeto, inclusive financeiramente, possibilitando que várias atividades aconteçam simultaneamente.

– Professores de qualquer área podem apresentar seu planejamento de curso, reservar a Sala adequada para sua atividade e colaborar na manutenção da instituição com 20% do que recebem diretamente dos seus alunos. Todos os professores oferecem bolsas para alunos da rede pública de ensino.

– Em 2018 a Sala Saúde também entrará em atividade para locação por hora.

– E ainda, para gerar recursos fixos e mínima segurança de manter as funcionárias, três salas no andar superior e 15 (quinze) espaços publicitários no muro frontal da instituição foram disponibilizados para locação.

– Contamos com doações de pessoas físicas e jurídicas, com dinheiro, materiais de limpeza, de construção, de artesanato e peças para o brechó que também gera alguma renda.

– E contamos em apresentar projetos adequados para receberemos recursos públicos, impostos e tributos que pessoas físicas e/ou jurídicas desejam destinar diretamente e ainda oriundos do resultado de sentenças judiciais, como retorno à sociedade por práticas ilícitas, bom como serem submetidos aos vários editais publicados ao longo do ano.

O planejamento para 2018/2021 será desenvolvido conforme as regras estabelecidas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedades Civil – MROSC, bem com pela Instrução Normativa nº4 de 30 de novembro de 2017 do MinC e demais legislação pertinente para melhoria da estrutura do prédio e desenvolvimento de vários projetos de várias instituições e pessoas, simultaneamente, para o pleno funcionamento e aproveitamento do Espaço Cultural Arraial d´Ajuda.

  1. INFRAESTRUTURA

A ABAA tem em seu patrimônio um imóvel que foi reformado em parte, para entrar em atividade em 2017, sendo isolada a outra parte, com mais 06 salas que em 2018 terão novamente atividades, com as novas parcerias que se formaram.

A parte reformada do imóvel foi montada da seguinte forma:

Após a Assembleia Geral Ordinária de 2018, realizada no último dia 15 de janeiro de 2018, ficou definido que na parte do prédio que ainda não foi reformada, será feito um mutirão para que volte às atividades da seguinte forma:

Sala 1A – Bibliotecajuda – Responsável: Associação Multi Culti por José Ordonez e Inge

Sala 2A – Brechó/Bazar – Incubadora da Cooperativa das Artesãs d´Ajuda

Sala 3A – Sala de Tecnologia e Profissionalizante – Responsável:  Realiza TI.

Onde serão oferecidos Cursos Profissionalizantes e depois o oferecimento desses serviços à comunidade. Formação profissional e geração de emprego e renda

A ABAA recebeu em comodato 3 computadores, 1 mesa e 1 cadeira giratória da Tribo Jovens, para começar esse projeto.

Sala 4A – Atelier de Mosaico – locadora Suzelei Bueno

Sala 5A – Sala Inglês Brincando – locadora Inge Willians

Sala 6 A – Escoteiros do Descobrimento

Professores também poderão utilizar as Salas para cursos, oferecendo bolsas para alunos da rede pública de ensino.

Foi apresentada uma proposta para a Sociedade Amigos do Arraial para o desenvolvimento de um projeto para criar uma alameda com árvores frutíferas no caminho do EMAD para a ABAA.

O EMAD com a colaboração da ABAA e da equipe do Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem desenvolvem um projeto para a revitalização do espaço da quadra do EMAD e imediações.

O pátio é local central da ABAA, onde festas e eventos culturais já estão acontecendo mesmo sem estrutura. O piso é áspero para ginástica da Melhor Idade, o sol é forte por toda a tarde, limitando seu uso, que é impossível quando chove.

Criar uma cobertura, arrumar o piso e fazer uma arquibancada para acomodar mais gente, palco, luz e som levaria a plena utilização do Espaço Cultural também para shows, peças teatrais, apresentações, criando um ambiente cada vez mais atrativo para os jovens de nossa comunidade, sendo esse nosso foco em 2018.

  1. XI. PARCERIAS
  2. Escola Municipal Arraial d´Ajuda – EMAD – Em 2005 foi feito em Convênio entre a ABAA e a Prefeitura Municipal, onde os trabalhos e responsabilidades eram compartilhados, para transição de todos os alunos para a rede municipal, para que a ABAA oferecesse o contra turno.

Como o prédio não foi devolvido as atividades ficaram restritas ao possível em uma sala e sala de informática, até a devolução do imóvel em meados de 2016.

Em 2017 houve mudança na direção da escola e iniciou-se uma parceria mais sólida e colaborativa, sendo intenção de todas as instituições envolvidas, que os alunos do EMAD frequentem cada vez mais o Espaço Cultural.

  1. Centro de Referência a Assistência Social – CRAS – O CRAS promove várias atividades, festas e eventos na ABAA para a Turma da Melhor Idade e atende as famílias dos alunos da rede pública em situações de vulnerabilidade e problemas de toda ordem.

Em 2017 foram matriculados 56 alunos da rede pública de ensino no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV desenvolvido na Sala de Informática (Anexo XVII). Para 2018 muitos outros programas podem ser desenvolvidos com foco também no Programa Mais Educação do Governo Federal e na Lei do Jovem Aprendiz, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes;

  1. A Turma da Melhor Idade conta com 42 participantes que fazem alongamento, terapias corporais, artesanatos, reuniões e muitas festa e eventos e em parceria com a ABAA apresentará projetos próprios para 2018;
  2. O Bloco Afro Oduduwa – Associação Cultural Oduduwa constituída em 2010, tendo como fundadora Edna Santos. Conta com 30 participantes e em parceria com a ABAA apresentará projetos próprios;
  3. Associação Multi Culti com a Bibliotecajuda que promove inúmeras atividades e campanhas e participa de muitos eventos da comunidade. A Bibliotecajuda é frequentada também pelos muitos jovens que estudam na Escola Municipal Arraial d’Ajuda – EMAD, que está a poucos metros do Espaço Cultural, propondo muitas atividades em rede com as outras instituições, criando um ambiente de arte, cultura e tecnologia para receber especialmente os alunos da rede pública de ensino. A BibliotecAjuda tem hoje 1100 pessoas cadastradas e um acervo de mais de 7000 livros, a sua maioria doados pela comunidade. No ano de 2017 tivemos mais de 5000 livros retirados.

A escola Inglês Brincando oferece algum tipo de bolsa a quase 70% de seus alunos e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura. A Associação MultiCulti Arraial abriga as 2 entidades e, com CNPJ próprio amplia a possibilidade de receber fundos para os trabalhos futuros desenvolvidos em parceria com ABAA.

  1. Os Escoteiros do Descobrimento77º Grupo que em parceria com a ABAA, apresentará projeto próprio;
  2. Sala Saúde – A Terapeuta Shinha montará a Sala Saúde a ser utilizada por profissionais da comunidade.
  3. Feira de Alimentação Saudável – Shinhabá e Lica, em parceria com a ABAA, apresentará projeto próprio;
  4. Informática – EMAD, ACM e CRAS com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
  5. Incubadora da Cooperativa de Artesãs – A incubadora da Cooperativa de artesãs voltará a se reunir a partir do mês de abril, para a montagem da lojinha onde serão vendidos os produtos por elas produzidos e também o Brechó que recebe doações não só de roupas e sapatos, mas também ferramentas, utensílios de cozinha, etc.
  6. A Roda de mães e o Jardim Ciranda – A ABAA é parceira da Associação SOS Vida Anjos da Guarda desde 2002, antes mesmo de se unirem ao Banco do Brasil em seu Programa BB Educar de alfabetização para adultos, formando um tripé com o Projeto Integrar e a ABAA, que era a entidade mantenedora do CED, escola formal de ensino médio e fundamental com quase 500 alunos; o Projeto Reintegrar oferecia atividades no contra turno para alunos do CED e da rede pública: e a Anjos da Guarda, Creche Casa Vó Jurema, atendia aos pequenos até 05 anos de idade.

Quando alguns desses pequenos chegaram aos 6 anos, nasceu a necessidade de ter também uma escolinha, para dar prosseguimento ao atendimento a estes que fariam 6, 7, 8, anos, mas por inúmeros motivos, alguns anos depois, ainda sem a escolinha, o projeto se desfez.

Vários caminhos percorridos e até algumas experiências como “escolinha” na Casa Vó Jurema, e a ABAA, por sua vez, transferindo todos os seus alunos para a rede municipal, que permaneceu em seu imóvel por vários anos, afastaram as duas instituições.

Mas, em meados de 2016, por várias razões, a Casa Creche Vó Jurema suspendeu as atividades, e assim permaneceu até final de janeiro de 2018.

Esta situação motivou a retomada da parceria entre a ABAA e a Anjos da Guarda, que convidam a Roda de Mães e Jardim Ciranda para unir forças para a reativação das instalações da instituição e reformulação de seu funcionamento, com um projeto inovador, a ser apresentado.

Este projeto será desenvolvido e conduzido de forma independente pela Roda de Mães e  Jardim Ciranda, nas instalações da Associação Anjos da Guarda na maior parte do tempo, cabendo a ABAA a regularização da instituição parceira e sua gestão administrativa na primeira etapa do trabalho e demais que se façam necessárias, ao seu alcance, para o desenvolvimento do projeto.

Em nosso planejamento, com o apoio da equipe do Jardim Ciranda, em particular, Alessandra Maeda (pedagoga, licenciada em matemática, estruturadora de projetos e idealizadora do Jardim Ciranda) e Teresa Teófilo (professora portuguesa voluntária, mestre em educação intercultural e multiplicadora de práticas pedagógicas inovadoras), contamos com o desenho de um projeto de apoio educativo inovador para mães adolescentes e, futuramente, com o desenho de dinâmicas para salas de estudo para as crianças e jovens do EMAD, na perspectiva de Comunidade de Aprendizagem e procurando contribuir para uma reconfiguração das práticas pedagógicas.

Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

O Jardim Ciranda é um projeto conduzido por um núcleo formado por mulheres, mães, educadoras que moram em Arraial d’Ajuda. O projeto acontece desde 2015 com atividades que visam o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento de uma competência de compartilhar o cuidado de suas crianças entre as famílias, integrando mulheres e crianças à comunidade local.

O Jardim Ciranda se desenvolve em várias Cirandas: Ciranda Gaia Escola, Ciranda da Gestação, Ciranda Canguru, Ciranda Cavalo Marinho, Ciranda do Brincar, Ciranda da Lua e Cirandas de Aprendizagem.

Desde 2016 o Jardim Ciranda conta com o apoio da Ecohabitare Projetos, recebendo tutoria presencial e à distância da equipe e do próprio professor português, internacionalmente conhecido, José Pacheco. Por esse envolvimento, o Jardim Ciranda já pertence a uma rede com mais de 300 experiências espalhadas pelo Brasil, a Rede Gaia Escola que, por sua vez, conecta-se internacionalmente ao conceito de educação para a sustentabilidade do Gaia Education.

O Jardim Ciranda tem desenvolvido, em uma pequena escala, uma proposta de trabalho diferenciada e muito especial, sendo vontade das mães e pais das crianças que frequentam o Jardim Ciranda nesses anos, que esse trabalho cresça e evolua na comunidade. Em todo este tempo o projeto não se formalizou juridicamente e sua economia se deu de maneira cooperativa e solidária, sem qualquer tipo de lucro. A sede das atividades sempre foram as casas das famílias que compõem o projeto.

Nesta parceria, em busca de um local adequado para desenvolver o projeto da Comunidade de Aprendizagem e servindo de incubadora para o Projeto ainda novo, a ABAA propôs e convidou o grupo a elaborarem conjuntamente um Plano de intervenção para reativação da Associação Anjos da Guarda e desenvolvimento de Projetos comuns, com ênfase no EMAD, mas estendido à toda rede pública de ensino, conforme projetos abaixo detalhados.

Rede pública de ensino e Comunidade de Arraial d´Ajuda: mães, famílias, educadores, professores, escolas, estudantes de pedagogia, universidade, voluntários.

Distrito de Arraial d´Ajuda – Município de Porto Seguro– BA

Atualmente são 530 pessoas que frequentam a ABAA, mais 580 alunos da rede municipal, sendo iniciado o trabalho junto à rede estadual, com o ensino médio, e mais dezenas de mães, bebês, crianças, adolescentes mães, a serem recebidas pela Roda de Mães e Jardim Ciranda, na Associação Anjos da Guarda.

O Jardim Ciranda tem a intenção de acolher muitas famílias em variadas atividades paralelas. Na Ciranda do Brincar (vide projeto Anexo) a quantidade máxima de crianças é 25, desde que todos os cuidadores (5) sejam devidamente contratados, bem como os coordenadores.

  1. EXECUÇÃO

O planejamento será realizado nos termos do Marco Regulatório da Organizações Sociais Civis – MROSC, Lei n° 13.019/14, Decreto Municipal nº 8362/17 e da Instrução Normativa nº4 de 30 de novembro de 2017 e demais legislação aplicável.

ABAA

Professores e voluntários se apresentam e propõem um curso sobre o qual tenham formação ou habilidade, escolhendo então a sala e o horário mais adequado e abrindo inscrições para uma turma.

Cada sala é disponibilizada conforme o planejamento do professor ou voluntário, por pré agendamento ficando as planilhas abaixo – uma para cada sala – na Secretaria e no Mural da entrada da ABAA e no aplicativo  HIVE utilizado pela ABAA.

Os alunos do EMAD contarão com professor de português e matemática que pode ser intercalados com atividades oferecidas por voluntários, conforme escolha de cada um, de forma a preencher todo o período do contra turno que esteja na ABAA.

Desta forma, cada aluno planeja sua semana e pode participar de várias atividades que vão acontecendo durante o ano, desenvolvendo inúmeras habilidades a partir de vasto conhecimento oferecido pela própria comunidade.

Coordenação e Acompanhamento de Cursos – Turno Manhã
Planejamento Semanal – Contra Turno 2018
Nome: ____________________________________________________ Idade:
Escola: ___________________________________________________ Série/ano
Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
8:00 às 9:00
9:00 às 10:00
10:00 às 11:00

Eventos serão organizados e realizados por cada grupo, que também apresentam seus projetos e devem fazer o agendamento antecipado no local que hoje chamamos Pátio.

IMPLANTAÇÃO HIVE – agendamento/atendimento/enquete/prestação de contas – Ver item XIX

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – A Coordenação Pedagógica atuará integrando o Sistema de Ensino Público de forma integral com o Espaço Cultural da ABAA em cooperação com todas as atividades, integrando Políticas Públicas específicas para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Espaço Cultural da ABAA.

A Coordenação Pedagógica da ABAA deverá organizar e acompanhar as atividades desenvolvidas na ABAA pelas várias instituições parceiras, atuando junto à direção das escolas públicas – em especial o EMAD, pelo histórico e localização, para o atendimento dos alunos no contra-turno.

A Coordenação Pedagógica da ABAA exerce uma função de agente formador de representações positivas e implicativas sobre a atuação humana responsável, sustentada e previdente sobre as relações sociais e suas consequências, criando espaços para reflexão sobre a prática e a participação dos membros da comunidade.

A Coordenação Pedagógica da ABAA, desenvolverá uma ação constante, articuladora com a comunidade, sendo um dos elementos de ligação fundamental, através de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposições, reflexões e ações. Incentivadora e organizadora da colaboração de voluntários

A responsabilidade formadora e informadora da Coordenação Pedagógica está pautada na formação continuada dos profissionais envolvidos na ABAA, devendo ainda estar aberta ao saber adquirido no dia-a-dia, que deve ser refletido e incorporado ao desenvolvimento pedagógico do Espaço Cultural da ABAA.

A Coordenação Pedagógica da ABAA deve estar atenta à transformação de atitudes da comunidade, promovendo a reflexão e a vivência nas relações escolares.

Como agente de transformação da prática pedagógica, a Coordenação Pedagógica deverá trabalhar em perfeita integração com a Equipe da Roda de Mães e Jardim Ciranda.

Atribuições:

Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

No âmbito da parceria foram previstos os seguintes passos para reativação da Associação Anjos da Guarda:

– Montar grupo de trabalho composto por associados e instituições parceiras para envolvimento comunitário;

– Viabilizar o envolvimento e o protagonismo das mulheres mães de nossa comunidade através do compartilhamento do cuidado das crianças;

– Elaborar diagnóstico das necessidades de reformas e manutenção predial e de solução de pendências judiciais e administrativas para reativação da Associação Anjos da Guarda a fim de atender, inicialmente, crianças de 1 a 3 anos de idade;

– Elaborar diagnóstico situacional participativo das demandas sociais e comunitárias relacionadas às finalidades da ABAA e da Associação Anjos da Guarda junto à comunidade e instituições parceiras;

– Elaborar proposta político pedagógica inovadora visando à reativação das instalações da Associação Anjos da Guarda, para atendimento de até 50 crianças, na perspectiva de Comunidade de Aprendizagem, contando com assessoria e tomando como referência experiências nacionais já desenvolvidas pela Rede Gaia Escola e Projetos Ecohabitare.

– Elaborar projeto de apoio educativo inovador para mães adolescentes e, futuramente, com o desenho de dinâmicas para salas de estudo para as crianças e jovens do EMAD e outros projetos na perspectiva de Comunidade de Aprendizagem e procurando contribuir para uma reconfiguração das práticas pedagógicas.

A ABAA funciona o ano inteiro com várias atividades simultâneas, cada qual com seu cronograma.

Até 2016 a ABAA seguia o ano letivo da rede municipal de ensino, mas, a partir de 2017 muitas atividades permaneceram nas férias, sendo parte do planejamento a realização de eventos, mais interessantes no verão, bem intensificar as atividades para jovens nas férias, quando ficam ociosos todo o tempo, com atenção dos pais reduzida, vez que trabalham muito mais nessa época do ano.

As atividades do Jardim Ciranda seguem calendário escolar e podem sofrer alterações nas reuniões com as famílias mantenedoras do projeto de reativação da associação anjos da guarda.

As atividades da Comunidade de Aprendizagem serão desenvolvidas conforme a mobilização dos envolvidos em cada projeto, formando novos grupos de trabalho com calendários próprios.

ABAA

– Despesas mensais já existentes, detalhadas em planilha em anexo;

– Necessária a contratação de coordenação pedagógica, professores/monitores;

Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

– O Projeto Jardim Ciranda, desenvolvido nas instalações da Associação Anjos da Guarda, terá equipe, orçamento e contabilidades próprios, distintos do funcionamento normal da ABAA, sendo a totalidade dos recursos obtidos com as contribuições, rateios ou serviços, destinados única e exclusivamente aos seus objetivos, sendo as receitas contabilizadas separadamente.

  1. Despesas Fixas/ Manutenção:
  2. ABAA atual – Totalizam em média R$7.500,00 (Sete mil e quinhentos reais) mensais, incluindo as contratações apenas de 1 coordenadora pedagógica, 1 assistente administrativo e 1 limpeza, mas sem contar com qualquer professor, monitor ou material para cursos.

ABAA ideal – Totalizam em média R$12.033,50 (Doze mil e trinta e três reais e cinquenta centavos) planilha em anexo.

Jardim ciranda e comunidade de aprendizagem – (mensal?) – 13.916,69 valor das contratações para o projeto funcionar em 100%

  1. Recursos Humanos

                     ABAA

TOTAL R$  111.564,50  anual   (planilha em anexo)

Jardim Ciranda Comunidade de aprendizagem (segue em anexo na tabela de despesas do projeto)

  1. Recursos Materiais 

ABAA

Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem 

Reforma – em orçamento

  1. Projetos:

ABAA

Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

A ABAA se utiliza do sistema HIVE de gestão e comunicação entre os Associados, hospedado em nuvem, que possibilita a todos o acesso on line de qualquer computador e também pelo aplicativo do telefone.

O Associado tem acesso então a:

  1. Todos os documentos da instituição;
  2. Prestação de contas atualizada;
  3. Relatório de atividades atualizado;
  4. Agenda geral da ABAA e de cada Sala/Espaço, podendo reservar um horário que esteja disponível em qualquer delas pelo próprio aplicativo;
  5. Quadro de avisos das atividades da ABAA;
  6. Mural das atividades da ABAA;
  7. Livro de ocorrências;
  8. Enquetes;
  9. Quadro de colaboradores;
  10. Várias outras funcionalidades que facilitam as rotinas, gestão e comunicação entre os envolvidos.

Este sistema será utilizado em todas as atividades da ABAA e do Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem.

  1. ESTRATÉGIAS – ELABORAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Conforme orientação da coordenação pedagógica, relatórios de atividades, relatórios sobre o aproveitamento dos alunos, questionários, depoimentos e demais instrumentos que se mostrem necessários para a melhor transparência e divulgação de suas atividades, utilizando a melhor tecnologia em sistema de gestão e comunicação.

Relatórios e atas de reuniões com professores e alunos servirão de base para a avaliação dos projetos. Questionários de avaliação ao término da execução de cada projeto específico, também avalizarão os procedimentos, bem como relatórios de atividades e depoimentos dos envolvidos.

Prestação de contas e atividades on line, garantindo total transparência.

  Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

O Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem tem uma dinâmica de permanente contato e partilha com as famílias participantes que garante um monitoramento bastante objetivo. As atas das reuniões principais, conjuntamente com outros dispositivos como as rodas de conversa ou círculo de estudo, permitem a construção de uma prática de avaliação contínua e formativa, no sentido de partir sempre das necessidades e interesses para chegar às decisões e soluções. A prestação de contas também estará disponível no aplicativo HIVE.

Alunos que se destaquem podem formar turmas de alunos iniciantes; A ABAA pode ser um polo de qualificação profissional para os jovens de Arraial d´Ajuda, promovendo sua inserção no mercado e melhorando significativamente os serviços em nossa região, que atrai pessoas do mundo todo, com grande potencial de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

    Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem

As mães da Roda, os educadores voluntários, as famílias do grupo de estudo, todos os associados do projeto são diretamente beneficiados pelos conhecimentos desenvolvidos nas Cirandas das quais participam.

Os efeitos multiplicadores surgirão quando os alunos que mais se destacarem, avaliados pela equipe, sejam estimulados a se formarem instrutores das Oficinas Culturais.  

   Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem

Todas as famílias acolhidas no projeto são multiplicadoras de uma educação mais consciente, não violenta e sustentável. Os efeitos são exponenciais já que tais práticas são exemplos para as próximas gerações.

XXIII.  COOPERAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Para atendimento de alunos da rede municipal de ensino no contra turno, é necessário que, além de monitores para acompanhar as atividades dos alunos da rede municipal, também o TRANSPORTE ESCOLAR TIVESSE MAIS ALGUNS HORÁRIOS, adequados para trazer e levar esses jovens para várias atividades de estudos, leitura, arte, cultura e tecnologia no período que estão hoje ociosos, conforme orientam as melhores diretrizes pedagógicas de nosso tempo.

O projeto poderia contar com o apoio da Prefeitura, bem como da Secretaria de Educação, para viabilizar as parcerias com as escolas do município de maneira mais concreta.

  1. Anexo – Bolsas até março de 2015;
  2. Anexo – Projetos Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem;
  1. Anexo – Apresentação Espaço Cultural;
  2. Anexo – Relatório de Atividades 2017;
  3. Anexo – Fotos ABAA;

Arraial D’Ajuda, 05 de Abril de 2018

 

Associação Beneficente Arraial d´Ajuda

Monica Nabuco de Abreu – Presidente Conselho Executivo

 

 

BOLSAS OFERECIDAS POR VOLUNTÁRIOS NA ABAA

 

Curso Prof Dias Horário Nº bolsas Idade
Mozaico Suzy 5ªf 13:30 às 16h 5
Ritmos Modernos Maria Rios 2ª e 4ª 8 às 9h 20
Vivenciando Teatro Camila 2ªf  15:30 às 17:30h 5 12 a 16
4ªf  15:30 às 17:30h 5 16
Customização Rogéria 3ª e 5ªf 14 às 17:30h 12
Desenho e histórias em quadrinhos Sandra 5ªf 16h 2
Jazz Gabi
Violão Alessandra 2ª e 6ª  14:30h 1
Jiu Jitsu Silvio 3ª e 5ªf 16:30 às 17:30h 10
TaeKonDo Juliano 3ª e 5ªf 8 às 9 h 30
Técnicas vocais e canto Claudio 2ª e 4ª 10 às 11h

14 às 15h

20
Turismo Receptivo Ronald 2ªf e 5ª f 8 às 9h 5
2ªf e5ª f  14 às 15h 5 9º ano
Oficina de reciclagem,esporte, cultura, lazer e educação ambiental Anael 3ªf e 4ª f 8 às 10h 20
  Sabado  14 às 17h 11 à 17
Inglês Inge Willems 8 às 9h 20
 15 às 16h 20 acima 10

 

                                                                                  Total 180

PROJETO DE AÇÃO

RODA DE MÃES EM PARCERIA COM O NÚCLEO DA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM JARDIM CIRANDA

À Associação Beneficente de Arraial d’Ajuda – ABAA

Planejamento 2018 

Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Bahia, Brasil

2018

Apresentação

A Roda de Mães é um grupo de mulheres que começou a se reunir na Associação Beneficente Arraial d’Ajuda (ABAA) em março de 2017, com a intenção de formar uma rede de apoio à maternidade. Conforme nosso grupo foi aumentando e nossos bebês foram crescendo, percebemos a necessidade de ampliar nosso projeto e redefinir nossos objetivos. Quando iniciamos, nosso foco era cuidar dessa mãe para que ela pudesse cuidar de seu filho. Com o tempo ficou claro para nós que nossos filhos passaram a demandar outros movimentos e interações para além do vínculo mãe / bebê.

O Projeto Jardim Ciranda nasceu do sonho de três mulheres, mães, educadoras empreendedoras que acreditam ser possível um mundo melhor! Em março de 2015, a partir de um grupo de estudos de práticas pedagógicas inovadoras, iniciamos a nossa práxis com nossos filhos e crianças da comunidade.

Em pouco tempo nosso jardim se abriu para novas aprendizagens, fomos presenteadas, ao mesmo tempo, a um novo ciclo: nós três engravidamos. Iniciamos, então a Ciranda da Gestação ao sentir a força do sagrado feminino e da nossa conexão com nossos antepassados, com nossa própria existência. Acolhemos a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor para os nossos filhos e criar, também, filhos melhores para o planeta. Assumimos usar nossa energia e amor em prol de uma vida com mais equilíbrio, generosidade, solidariedade, diversidade e empatia.

Com a chegada dos bebês, em 2016, surgiram novas aprendizagens com o Projeto Ciranda Canguru, cujo objetivo foi compartilhar as experiências da maternidade e promover a integração dos bebês, por meio de rodas de conversa e mantras, danças e cantorias com os pequenos.

Neste contexto, a Roda de mães convida o Jardim Ciranda, e fizemos duas rodas juntas: a primeira sobre os direitos da mulher e violência obstétrica relacionadas ao parto, onde conversamos sobre a assistência materno-infantil em torno da gestação e do nascimento e demos início a um documentário audiovisual sobre a experiência das mulheres em parir aqui em Porto Seguro e região para dialogar com a política pública de saúde. A segunda roda com o Jardim Ciranda foi sobre aprendizagem infantil e cuidado compartilhado entre famílias, momento em que pudemos conhecer melhor a experiência desenvolvida desde 2015 em Arraial d’Ajuda por esse atuante grupo de mulheres mães.

Este contato entre o Jardim Ciranda e a Roda de Mães junto a ABAA demonstrou como poderia ser potente essa união de esforços em prol de um trabalho comunitário e social que pudesse contribuir para a ampliação da cidadania com protagonismo das mulheres e a diminuição do fosso social existente entre os moradores de Arraial d’ Ajuda. Surge então uma parceria entre a ABAA, a Roda de Mães e o Núcleo da Comunidade de Aprendizagem Jardim Ciranda para o ano de 2018.

Nesta parceria, na busca do Jardim Ciranda por uma instituição incubadora para o projeto da Comunidade de Aprendizagem, a ABAA convida o grupo a apresentar seu projeto e planejamento para 2018, após a realização de rodas e reuniões.

O Projeto Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem está composto hoje pelas seguintes Cirandas: Ciranda Gaia Escola; Ciranda da Gestação; Ciranda Canguru; Ciranda do Brincar; Ciranda da Lua; Cirandas de Aprendizagem.

A seguir, detalharemos o planejamento de 2018 que, de maneira integrada, apresenta as ações da Roda de Mães e as principais ações propostas pelo Jardim Ciranda.

  1. RODA DE MÃES

“Nenhuma mulher deveria passar os dias sozinha, com uma criança nos braços. A maternidade é fácil quando estamos acompanhadas. Não julgadas, nem criticadas, nem aconselhadas. Simplesmente junto de outras pessoas, e na medida do possível, junto de outras mulheres que estejam experimentando o mesmo momento vital. Quando as mulheres estão trocando conversas, brincadeiras, choros ou lembranças com outras mães, resulta muito mais leve permanecer

A iniciativa Roda de Mães surgiu da necessidade que nós temos de nos encontrar, nos reconhecer e nos apoiar. Após um curso de Shantala (massagem para bebês), idealizado pela empresa Maternar Plena com a parceria da Associação Beneficente Arraial d´Ajuda em março de 2017, um grupo de mães com bebês pequenos decidiu manter os encontros na ABAA para trocar experiências e se apoiar. O grupo inicial se fortaleceu e cresceu. Hoje somos uma rede de mais de 50 mães que se revezam em encontros presenciais e apoio através de grupos virtuais.

1.1 OBJETIVO GERAL

Formar uma rede de apoio para que mãe, bebê e toda a família sintam-se acolhidos e possam passar pelas mudanças que ocorrem com a chegada do bebê de forma mais leve e consciente.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Proporcionar momentos de conexão entre mãe e bebê, fortalecendo os vínculos afetivo e emocional.

Ø  Trocar experiências de forma empática, sempre respeitando e acolhendo as diferenças e trazendo informações relevantes à maternidade.

Ø  Acolher os relatos de forma amorosa, dando suporte emocional à puérpera.

1.3 JUSTIFICATIVA

Durante os primeiros anos do bebê, a vida da mãe e toda a estrutura familiar sofrem profundas transformações. Um dos questionamentos que levanto enquanto educadora é a ausência de qualquer instrução nas escolas sobre a parentalidade. Desde concepção, gestação e parto até amamentação, cuidados com recém-nascidos e educação dos filhos. Somos completamente despreparados para uma das funções mais importantes enquanto seres humanos. É urgente que encontremos espaços de acolhimento, de trocas e de aprendizados para que nos empoderemos dessa missão, de forma consciente.

Nas sociedades tribais, a mulher no puerpério era cuidada e amparada, porque  acreditava-se que a criação das crianças era responsabilidade de toda a aldeia. Em nosso modelo social, a mulher, ainda “destroçada” pelo furacão do puerpério, tem de atender a milhares de demandas como as do trabalho, do cuidado com a casa, do padrão estético imposto e ainda assumir a responsabilidade completa por um novo ser completamente frágil e dependente. Mais do que nunca, as rodas de mães que se apoiam nesse processo se fazem necessárias. Mães equilibradas e felizes criam seres confiantes, solidários e proativos na sociedade.

4- METODOLOGIA

Inicialmente, os encontros da Roda de Mães se davam semanalmente. Após um período nos encontrando a cada 15 dias, percebemos que o melhor seria mantermos as rodas mensais. Desse modo poderíamos concentrar a presença das mães em um único encontro, além de conseguirmos organizar de forma mais estruturada uma roda mais interessante para as participantes. Vale ressaltar que, apesar de fundamentais, os encontros presenciais não constituem todo o projeto. A nossa rede de apoio é firmada pessoalmente nessas rodas, mas se mantém sempre ativa. Após quase um ano do início do projeto, é com grande alegria que identifico resultados muito positivos como o vínculo afetivo entre as mães e o fortalecimento da comunidade.

  1. CIRANDA DO BRINCAR

“Tenho certeza que fomos criados como espécie de mamíferos para viver em comunidade, e que ao longo da história constituímos tribos ou aldeias para compartilhar a vida. Hoje em dia os centros urbanos se converteram no pior sistema para criar as crianças, já que as mães estão cada vez mais sozinhas e isoladas, portanto as crianças têm poucas pessoas às quais recorrer em seus rituais cotidianos.” (GUTMAN, Laura)

As mulheres ainda precisam conviver com uma desigualdade brutal em nossa sociedade. Muito já mudou, mas ainda falta para chegarmos à igualdade de direitos, tanto na garantia legal quanto na prática. O envolvimento das mulheres em sua comunidade local produz um enriquecimento para a cidadania e permite também que as crianças cresçam em ambientes mais democráticos para homens e mulheres, independente de orientação sexual, raça ou credo.

Historicamente o cuidado das crianças pequenas vem sendo cristalizado em torno da Mulher mãe. Quando o Estado incentivou as creches para que as mulheres tivessem onde deixar seus filhos para servirem de mão-de-obra, acabou incentivando também um ciclo de abandono que acontece em torno das famílias. Hoje é muito comum encontrarmos mulheres sobrecarregadas com o cuidado das crianças, o cuidado da casa e ainda um trabalho profissional remunerado.

A depender da classe social e da cor desta mulher, ela será mais ou menos explorada em cada um desses afazeres sociais. Muitas mulheres negras e pobres precisam contar com as creches para deixar seus filhos e ir trabalhar como empregada doméstica ou babá nas famílias de classe média. Além de se afastar de seu filho, temos aí uma cena que mostra que filhos de classes sociais diferentes pouco convivem.

É fato que as mulheres podem fazer o que querem, sendo mães ou não. Uma vez que se tornem mães, a rede de apoio passa a ser fundamental para o sucesso da maternidade e do desenvolvimento da criança. A proposta da Ciranda do Brincar é criar espaços de convivência onde cada família se envolve da maneira que mais se mostra potente. O cuidado compartilhado visa ao compartilhamento de nossos talentos enquanto mães, pais, avós e à criação de uma rede local segura e confiável para desenvolvimento comunitário. Buscamos mais liberdade para as crianças, para que sejam felizes, autônomas, mais conscientes de si e de serem parte de um todo, construindo ambientes saudáveis e objetivando a sustentabilidade em todas as suas possíveis formas.

2.1 OBJETIVO GERAL

Ampliar a rede de apoio entre mães, passando a abranger as necessidades das crianças e seus processos de desenvolvimento numa perspectiva de cuidado compartilhado.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.3 JUSTIFICATIVA

A Lei Federal 13.257, que institui o Marco Legal da Primeira Infância, estabelece e consolida uma série de direitos das crianças de zero a seis anos completos. A existência de políticas públicas voltadas exclusivamente a essa faixa etária se reveste de grande importância por ser esse o período da vida em que o ser humano apresenta as condições ideais para o desenvolvimento de inúmeras habilidades, com reflexos também na vida adulta.

Tal constatação encontra amparo em estudos científicos. Segundo pesquisas é, por exemplo, entre os 18 meses e os seis anos que o ser humano tem o seu período mais propício para assimilar os conhecimentos relacionados aos símbolos. Da mesma forma, é entre os nove meses e oito anos que a pessoa desenvolve mais a linguagem e entre os quatro e oito anos que mais evolui nas habilidades sociais.

“Estudos dos últimos 30 anos revelaram que os bebês e crianças aprendem muito mais e mais cedo do que se imaginava. Com isso, a ideia de que são tabulas rasas deu lugar ao entendimento de que é preciso oferecer espaços e oportunidades para que os pequenos mostrem o que já sabem e aprendam ainda mais com seus iguais e adultos referências de sua comunidade.”

                                                                                                         (Documentário O Começo da Vida)

2.4 METODOLOGIA

Para realizar um trabalho que seja coerente com nossos princípios de cuidado e presença, teremos um número máximo de 5 crianças sob a supervisão de cada cuidador. Nossas ações têm como base o ritmo, a espontaneidade e o acolhimento. Sentimos que não nos cabe intervir no processo de desenvolvimento da criança. Nossa missão é proporcionar momentos para que o mesmo se dê de forma orgânica e genuína.

Um dos pilares de nossa metodologia é o livre brincar. É no ato de brincar que a criança descobre o mundo, descobre-se, desenvolve suas potencialidades humanas.          

“O impulso natural interior da criança para aprender a se tornar humana, para adaptar-se e se adequar ao ambiente, encontra evasão no brincar livre. Ela procura a atividade lúdica que melhor corresponde às suas necessidades evolutivas momentâneas, seguindo inconscientemente e instintivamente os estímulos provenientes de uma sabedoria corpórea.” (Sociedade Antroposófica do Brasil)

“Nada é mais sério do que uma criança brincando”.  (Claparéde)

Nossas práticas se pautam também no contato com a natureza e no cuidado com as relações humanas. Nossas interações têm fundamento na empatia e na inteligência emocional que só são possíveis a partir do autoconhecimento e da autoestima.

“Apenas você e o outro.

Nada entre vocês.

Nenhum muro, nenhuma cortina.

Aí, sim, não há você e o outro,

Mas a unidade.”

(Paulo e Lauro Raful)

2.5 RECURSOS

2.6 RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Alessandra Maeda, pedadoga.

  1. CIRANDA CANGURU

O Jardim Ciranda, Núcleo da Comunidade de Aprendizagem que está nascendo na região, surgiu da necessidade e interesse de algumas mães em criarem uma alternativa à educação formal em Arraial d´Ajuda, Porto Seguro (BA). Com foco inicial na Educação da Infância e em formas inovadoras de aprendizagem, o Jardim Ciranda logo despertou para o trabalho e apoio de gestantes, tanto quanto para os bebês e suas mães, juntos.

Desde 2015, um grupo coeso e crescente de mulheres e mães vem desenvolvendo atividades diversas no sentido de acolher, amparar, instruir, compartilhar cuidados. Com objetivos em comum, aos meados de 2017, o Jardim Ciranda e a Roda de Mães se uniram, formando uma rede de apoio à maternidade.

Mães de bebês comumente estão exaustas, mas querem, naturalmente, oferecer seu melhor para a cria. A Ciranda Canguru nasceu para ofertar momentos de qualidade para a mãe desfrutar da presença de seu filho, com o auxílio de profissionais que facilitem essa interação.

3.1 OBJETIVO GERAL

Ampliar a rede de apoio às mães, criando espaços para momentos de exclusivo cuidado da interação mãe-bebê.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.3 JUSTIFICATIVA

Já foi dito que o puerpério é um casulo existencial (Alexandre Coimbra). A mulher no puerpério precisa de apoio e abertura, acolhimento e alegria. Precisa ser nutrida para poder nutrir e, entre tantas tarefas e demandas de uma família, de trabalho, de casa, dos diferentes papéis que muitas vezes realiza, merece ter algum tempo para poder deixar tudo o mais de lado e mergulhar no namoro da cria, de forma visceral, poética e que a deixe viver o êxtase de ser mãe, naquele momento. Amparada por e compartilhando com outras mães a mesma intenção e os mesmos segredos, mães e bebês podem relaxar juntos, divertirem-se juntos, amarem-se e se conhecerem mais, o que os faz mais saudáveis física e emocionalmente.

Há simples e poderosas ferramentas para o equilíbrio desta relação que é a base de toda família, de toda a sociedade, de todas as relações humanas. Um bebê que pode ter sua mãe feliz, dando a ele momentos inteiros de cumplicidade, alegria, prazer, desenvolve a afetividade e a auto-confiança de forma sadia, e terá mais condições de se relacionar positivamente com as pessoas. Empaticamente, quem recebe amor e sorrisos, aprende a amar com sorrisos. Quem recebe cuidado, sabe cuidar.

A Ciranda Canguru vem possibilitar encontros de pequenos grupos de mães & bebês com cuidadoras que facilitem esses momentos especiais.

3.4 METODOLOGIA

3.5 RECURSOS

3.6 RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Ilana Lewinsohn: professora de Yoga, massoterapeuta, formando-se no método Dance Mãe e Bebê; bióloga.

Brasileira, paranaense, moradora de Arraial d´Ajuda desde janeiro de 2014.

  1. CIRANDA GAIA ESCOLA

Esta ciranda se constitui como um grupo de estudos e ação coletiva para formação de Comunidades de Aprendizagem, tendo a Associação Anjos da Guarda como protótipo. Suas reuniões mensais serão fixadas para o ano de 2018 e já existe um grupo de mídia social para interação à distância. O grupo é constituído pelo coletivo de famílias do Jardim Ciranda e apoiadores interessados no projeto.

Como mães e educadoras, buscamos uma educação que assume como valor principal o amor, que faça sentido, cultive o respeito e a autonomia. Acreditamos que a natureza é o elo espiritual com a vida. A partir desse contato a criança desenvolve a empatia, a liberdade, o senso estético. Compreende que é parte de algo muito maior. Aprende a cuidar, preservar, a ser humano …. Aprende a viver de forma mais sustentável.

As crianças que “estão chegando” trazem em si a semente de uma nova humanidade: intuitiva, empática, colaborativa, solidária, autônoma, responsável, fraterna … É nosso papel como mães, pais e educadores co-criar uma nova educação para estes seres. Para isso, precisamos sair da nossa zona de conforto, aprender a desaprender o que aprendemos na escola. Quebrar muros, derrubar grades (curriculares), ampliar horizontes, fazer pontes, redes, comunidades.

Buscando aprimorar nossa aprendizagem em práticas pedagógicas inovadoras, em 2017, participamos do processo (trans)formativo Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável, promovido pela EcoHabitare Projetos (www.ecohabitare.com.br), sobe a coordenação pedagógica de José Pacheco, juntamente com Cláudia Passos Sant’Anna, Diogo Alvim e Cristiano José Silva.

Comunidade de Aprendizagem são pessoas organizadas em rede, em solidariedade, que produzem conhecimento a partir de necessidades e que ajudam a melhorar o tecido local. Uma produção de conhecimento gerador de desenvolvimento.”

                                                                                  (José Pacheco)

Percebemos, então, que não estamos sozinhos na busca por uma nova educação. Ao ingressar nas Redes Gaia Escola e Escolas em Transição, apoiadas pela EcoHabitare, que hoje integra 50 projetos de inovação educacional em vários estados do Brasil, nos sentimos mais fortalecidos. Com o suporte pedagógico da EcoHabitare estamos aprimorando nossas práticas e tecendo os primeiros fios de uma comunidade de aprendizagem.

“Não fique esperando que a outra margem venha até você. Se quiser atravessar para chegar à margem da segurança, do bem-estar, da coragem e da ausência de raiva, terá que nadar ou remar. Você precisa fazer um esforço.” (Buda)

Estamos conscientes de que precisamos agregar esforços para realizar nosso sonho: construir uma nova educação para nossos filhos, para que eles possam viver todo seu potencial e colocar a serviço da construção de um mundo fraterno e pacífico. Se para educar uma criança é preciso toda uma tribo, precisamos de muitas tribos para mudar a educação, para isso, estabelecer parcerias significativas é fundamental . (Cláudia Passos)

  1. Justificativa

Assumimos como marco legal a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Lei de Diretrizes e Base 9394/96.

Acreditamos que pela educação seremos capazes de construir um mundo onde a convivência humana preze o respeito às diferenças, valorize a diversidade, garanta oportunidades iguais a todos e promova a prosperidade coletiva local.

Para isso, buscamos oferecer um ambiente seguro e acolhedor que apoia as famílias no cuidado das crianças. Assumimos a natureza como nossa maior referência curricular, nela está contida toda a sabedoria que a humanidade precisa para viver em harmonia. Pautamos nossa prática pedagógicas nas dimensões da sustentabilidade e no engajamento de todos, educadores, educando e família, em processos de aprendizagem coletiva e transformação local.

Enfim, somos uma comunidade aprendendo a ser e fazer uma nova educação que proporcione às crianças uma aprendizagem alegre e significativa.

  1. Objetivos

2.1. Objetivo geral

Desenvolver um Projeto de Comunidade de Aprendizagem em Arraial d´Ajuda.

2.2. Objetivos específicos

  1. Referencial científico e pedagógico

Assumimos como referencial científico e pedagógico uma multirreferencialidade tecida a partir da convergência de múltiplas propostas: de Freinet a Piaget, de Montessori a Ferrer, de Rogers a Illich, de Ferrero a Bartolomeis, de Krishnamurti a Steiner, de Vigotsky a Varela, de Morin a Deleuze. Mas, no cerne da fundamentação da prática pedagógica estão aqueles que no decurso do século XX, apontaram caminhos para a educação do Brasil: Agostinho da Silva, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Lauro de Oliveira Lima, Maria Nilde Maschellani, Nise da Silveira e Paulo Freire, entre outros.

  1. Organização pedagógica

A organização pedagógica proposta pelo Projeto Jardim Ciranda é dividido três núcleos: Iniciação, Desenvolvimento e Aprofundamento.

Os Núcleos são a primeira instância de organização pedagógica do trabalho de educandos e orientadores educativos, correspondendo a unidades coerentes de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e social, conforme segue:

No Núcleo de Iniciação, as crianças iniciarão a aprendizagem de atitudes coerentes com a matriz axiológica do projeto e as desenvolverão em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade. Consolidarão atitudes e competências básicas, que lhes permitam integrar-se de uma forma equilibrada na comunidade escolar e trabalhar em autonomia.

No Núcleo de Desenvolvimento, as crianças aperfeiçoarão o domínio das competências básicas adquiridas no Núcleo de Iniciação e procurarão atingir, novas habilidades a partir de um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o seu desenvolvimento integral, no âmbito de uma gestão responsável de recursos, tempos e espaços.

No Núcleo de Aprofundamento, os educandos irão aprofundar e partilhar as competências definidas para a Educação Infantil, podendo, com o assentimento das respectivas famílias, envolver-se em projetos complementares de extensão e enriquecimento curriculares, no contexto de comunidades de aprendizagem.

A organização dos Núcleos contempla a evolução da autonomia de cada educando não importando sua idade ou nível de escolarização correspondente, mas sim seu processo de aprendizagem. Nos Núcleos:

Cada Núcleo terá a sua equipe de educadores, que desenvolverão com as crianças a metodologia de trabalho de projeto. Neste sentido, a definição do currículo objetivo reveste-se de um caráter dinâmico e requer um permanente trabalho reflexivo por parte da equipe de educadores, de modo a que seja possível, a facilitação de recursos e materiais na aquisição de saberes e no desenvolvimento das competências essenciais.

O percurso de aprendizagem de cada criança, a avaliação do seu trabalho, assim como os documentos mais relevantes por ele realizados, constarão do seu portfólio individual. Este documento tentará evidenciar a evolução do educando nas diversas dimensões do seu percurso de aprendizagem.

O trabalho do educando é supervisionado permanentemente por um educador, na qualidade de tutor. O tutor assume um papel mediador entre família/sociedade e a escola. Os pais ou familiares responsáveis pelos seus tutorados, poderão reunir-se com o tutor em qualquer dia e horário, desde que agendado previamente.

Em síntese, na nova reconfiguração pedagógica, os núcleos têm por objetivos:

AÇÃO DA CIRANDA GAIA ESCOLA A SER PROPOSTA À COMUNIDADE

Proposta de Projeto de Apoio Escolar a Mães Adolescentes, alunas da rede pública

  1. Apresentação

A Ciranda Gaia Escola propõe um projeto de apoio escolar a jovens mães em escolaridade ativa que pode se concretizar em múltiplos espaços: biblioteca da escola, espaços coletivos da escola, Jardim Ciranda nas instalações da Associação Anjos da Guarda (Casa Vó Jurema), biblioteca de Arraial d’Ajuda, instalações da ABAA.

O recurso de múltiplos espaços pretende criar uma metodologia de estudo condizente com o desenvolvimento de um protótipo de comunidade de aprendizagem. Consideramos que Arraial d’Ajuda é um território educativo que potencializa uma rede de produção de conhecimento que pode contribuir para a resolução das necessidades da comunidade e para a concretização dos seus sonhos.

  1. Justificativa

As jovens mães em escolaridade ativa se confrontam com diversos obstáculos e desafios. Nem sempre o ambiente escolar é acolhedor e integrador da condição de ser uma jovem mãe. Conciliar fatores como auto-aceitação da nova situação de vida, aceitação dos pares, aceitação da família, acompanhamento dos estudos, rotina de mãe, adaptação aos primeiros meses de vida do bebê, motivação para continuação dos estudos, negação de perspectivas de futuro, sensação de perda de sonhos, é um esforço muitas vezes mal compreendido e não valorizado pela comunidade escolar e local.

Outro ponto importante é que essas jovens possam se identificar umas nas outras e buscar apoio por estarem vivendo uma situação de vida similar com obstáculos específicos e semelhantes.

Segundo a lei nº 6.202 de 1975, a estudante a partir do 8º mês de gestação possui 120 dias de licença maternidade em que tem de cumprir exercícios educacionais domiciliares. Acreditamos que com um apoio não apenas docente, mas também psicológico, essas adolescentes poderiam aprender de forma mais significativa. Além disso, após retornar ao ambiente escolar percebemos grande dificuldade de adaptação tanto por parte da mãe e seu bebê, quanto por parte dos professores, gestores e colegas discentes. Quando o bebê começa a demandar outros cuidados e deixa de ser um recém nascido de colo, o problema se intensifica.

Neste cenário, é importante criar um apoio escolar às jovens mães que, obviamente, não reproduza os constrangimentos do sistema, mas que apresente uma outra visão do processo de aprendizagem, enraizado na significação subjetiva da aprendizagem. Individualização, flexibilidade, autonomia e responsabilidade são componentes dessa nova aprendizagem.

Segundo a Reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017, os currículos passam a ser mais flexíveis aos interesses do jovem educando. Com uma base comum aos 3 anos de matemática e língua portuguesa as outras áreas eletivas serão aprofundadas de acordo com as demandas do estudante. Nosso projeto traz uma forma de começar a trabalhar segundo essa perspectiva, auxiliando não apenas aos discentes a terem autonomia nas escolhas como aos docentes a experimentarem um novo modelo de aprendizagem e avaliação.

  1. Objetivos

3.1 Objetivo Geral

– promover um apoio escolar às jovens mães, em escolaridade ativa, que possa ser concretizado em múltiplos espaços de aprendizagem, para além do espaço escola.

3.2. Objetivos Específicos

– oferecer um apoio escolar, de horário flexível, adaptado às necessidades de cada jovem mãe;

–  promover uma aprendizagem significativa, baseada na Metodologia de Trabalho Projeto e na realização de Roteiros de Estudo;

– assegurar um vínculo à comunidade escolar e sentido de pertencimento, em estreita comunicação e parceria com os professores e demais elementos;

– reforçar a auto-estima e motivação para a vida escolar;

– acolher a construção da nova identidade como mãe;

– contribuir para uma reconfiguração das práticas educativas;

– contribuir para o desenvolvimento de protótipo de comunidade de aprendizagem;

– criar instrumentos de avaliação e indicadores desta metodologia.

  1. Metodologia

Em um primeiro momento faremos um levantamento da demanda. Analisaremos os casos de mães adolescentes que se encontram matriculadas juntamente à direção e coordenação do CEACM e também da Escola Brigadeiro Luis Antônio e EMAD.

Em cada unidade bimestral nossa equipe irá fazer um planejamento em conjunto com alguns professores (ao menos um de cada área do conhecimento) para programar os conteúdos que deverão ser contemplados pelos projetos, bem como os prazos para produção dos mesmos e a forma de avaliação dessas alunas.

Após essa reunião, nossa equipe se reúne com as alunas para planejarem em conjunto o projeto, respeitando a autonomia e delegando responsabilidades específicas a cada uma.

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL D´AJUDA – EMAD

  1. INTRODUÇÃO

A Associação Beneficente Arraial d´Ajuda (ABAA) tem trabalhado com jovens da Escola Municipal Arraial d´Ajuda (EMAD) desde 2005 em atividades no contraturno escolar.

Com a parceria do Jardim Ciranda o presente projeto tem por finalidade o fortalecimento dessa rede sob a perspectiva de uma comunidade de aprendizagem e inovação dos processos educacionais com apoio da Rede Gaia Escola.

  1. OBJETIVOS

Fortalecimento de uma rede de apoio aos adolescentes da escola pública sob a perspectiva da comunidade de aprendizagem.

  1. JUSTIFICATIVA

A construção de uma educação integral fundamenta-se na necessidade de fornecermos ambientes seguros e acolhedores em que as crianças e adolescentes possam ter acesso a ferramentas de autonomia para transformação individual e social. O presente projeto visa oferecer o espaço para que tais ambientes possam ser construídos e profissionais comprometidos com a transformação da educação e edificação do ser humano de forma holística.

“Educação não transforma o mundo.

Educação muda as pessoas.

Pessoas mudam o mundo.”

               (Paulo Freire)

O Governo Federal tem proposto políticas públicas de incentivo à educação em tempo integral, como o Programa Mais Educação, porque enxerga como dever da sociedade e do Estado proporcionar um tempo maior de acolhimento das crianças e adolescentes no ambiente escolar. Diversos outros programas sociais também se baseiam no fato de que um jovem marginalizado, ou seja, excluído dos cuidados da sociedade, é potencialmente um jovem perdido para a dependência química e para o crime. Com local e atividades preparadas para ele, esse indivíduo sente-se pertencente a uma comunidade desenvolvendo nele a cidadania e a vontade de contribuir positivamente nesse meio. Quando outras pessoas enxergam o seu potencial e investem nele temos um ganho de auto estima e de perspectiva de transformação da própria realidade.

A escola pública como é estruturada muitas vezes não consegue lidar com todas as demandas da sociedade. São professores e gestores com remunerações que não condizem com a responsabilidade do trabalho que exercem, salas cheias demais e escolas com estruturas físicas ineficientes. A ABAA vem ajudar a solucionar estes problemas dividindo com a escola pública a responsabilidade de cuidar dessas crianças e adolescentes, oferecendo espaços e oficinas que possibilitem a construção de uma educação libertadora e transformadora.

Com o apoio do Jardim Ciranda e da Rede Gaia Escola nossa missão é criar projetos que integrem o currículo escolar e que respeitem os interesses e habilidades de cada indivíduo. Sentimos que se faz necessária uma mudança na educação e ela só será viável quando a comunidade se envolver mais no processo.

  1. METODOLOGIA

A ABAA já oferece muitas oficinas e cursos que condizem com os interesses dos alunos da EMAD. Nossa intenção com esse projeto é que haja uma integração entre essas ofertas e as demandas educacionais da escola.

Num primeiro momento entraremos em relação com a direção e coordenação da escola para que as oficinas da ABAA sejam uma extensão da escola. Trabalhando juntos na formação desses indivíduos e buscando formas de auxiliar, principalmente, jovens com problemas emocionais e transtornos psicológicos.

Para cada oficina ou curso iremos escrever um projeto específico buscando sempre a integração do mesmo na escola. Os professores que se sentirem contemplados podem considerar todo o processo dos projetos (seus objetivos, dinâmica e resultados) na sua avaliação, sob uma perspectiva formativa e contínua.

Outra relação importante é a (trans)formação vivencial de educadores que se sentirem chamados a se auto capacitarem nessa nova forma de educar (comunidade de aprendizagem).

EMAD – Projeto customização / revitalização dos espaços quadra e em torno e caminho para a ABAA, de forma participativa – documentário – levantamento de necessidades dos alunos / da escola / da comunidade, realizados pelos próprios alunos / Sala de estudos multidisciplinar (comentada por Teresa na assembléia)

Parceria com EMAD no Programa Mais Educação do Governo Federal, sendo oferecidas bolsas nas mais variadas atividades por voluntários, que serão intercaladas com as aulas de português e matemática oferecidas por professores contratados pelo EMAD por este programa.

RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Carolina Corrêa Lima, mãe da Flora e do Tiê, educadora e psicóloga (Coordenadora do Projeto Jardim Ciranda e Comunidade de Aprendizagem).

Teresa Teófilo, professora portuguesa de línguas estrangeiras, mestre em Educação Intercultural, viajante e voluntária.

Alessandra Maeda (pedagoga, licenciada em matemática, estruturadora de projetos e idealizadora do Jardim Ciranda

  1. CIRANDA DA GESTAÇÃO

Esta ciranda concentra ações na pauta relacionada aos direitos reprodutivos da mulher, planejamento familiar e humanização da assistência ao parto, com destaque para a formação de doulas, a difusão da educação perinatal, a demanda da implementação de um centro de parto natural e pelo fim da violência obstétrica. Suas ações se dão principalmente junto aos adolescentes em idade escolar; junto aos grupos de gestantes e puérperas; e agindo junto aos órgãos e instâncias de participação social e poder público relacionado a esses temas.

Em nossa atuação local, contando com a parceria do MaternarPlena, realizamos em 2017: uma conferência livre de saúde da mulher, voltada ao tema da assistência materno-infantil, a qual contou com apoio da UFSB; duas reuniões com a Secretária Municipal de Saúde; duas reuniões com a Superintendência de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde; e três reuniões com, respectivamente, a direção administrativa, diretoria médica e diretoria de enfermagem do Hospital Regional de referência para atendimento do SUS. Essas reuniões têm servido para a formação do Fórum Perinatal da Rede Cegonha em nossa região.

Além disso, realizamos diversas rodas de mulheres, gestantes e mães, para debater o tema do parto humanizado, dos direitos reprodutivos e da violência obstétrica; iniciamos um documentário audiovisual para registrar depoimentos das mulheres sobre sua própria experiência com a assistência ao parto; e montamos uma rede de alerta sensível à violência obstétrica e articulada para apoiar as mulheres no processo de denúncia junto aos órgãos competentes e fiscalizadores.

5.1 OBJETIVO GERAL

Colocar as mulheres como protagonistas e fomentar as discussões relacionadas aos direitos reprodutivos, planejamento familiar e humanização da assistência ao parto.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Fazer parceria para formação de doulas.

*  Incentivar o parto natural e aleitamento.

* Desenvolver projetos sobre direitos reprodutivos voltados às adolescentes em idade escolar.

* Fazer rodas de gestantes e puérperas para assuntos pertinentes à educação perinatal.

* Trabalhar com disseminação de informações e empoderamento das mulheres e da comunidade.

* Apoiar as mulheres a fazerem denúncias em casos de V.O.

* Fortalecer a participação social das mulheres nas políticas públicas de saúde.

 

5.3 JUSTIFICATIVA

É fato que a realidade da assistência ao parto na região é bastante precária. Apesar de terreno árido quando falamos sobre humanização do parto, sabemos da importância desse projeto uma vez que nossos esforços já vêm dando alguns frutos positivos.

Como resultados iniciais dessa mobilização social, alcançamos:

 

5.4 METODOLOGIA

Rodas de gestantes e puérperas, produção de vídeos e mídias digitais variadas para disseminação de informações e canais de denúncia, reuniões com instituições de saúde e com o poder público para cumprimento dos acordos estabelecidos.

5.5 RECURSOS

Educadora Perinatal – 8h

Facilitadora – 2h

5.6 RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Caroline Castanho Duarte, enfermeira sanitarista, mestre em saúde coletiva.

  1. CIRANDA DA LUA

Esta ciranda busca promover encontros profundos e poéticos entre as mulheres, para fortalecimento do sagrado feminino.

6.1 OBJETIVO GERAL

Fortalecer as mulheres e os laços entre elas, através da cumplicidade e do entendimento mútuo.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar rodas de conexão entre mulheres, para que possam vivenciar plenamente sua essência livre, intensa, em toda sua complexidade e beleza.

Nossos principais objetivos: dar as mãos, respirar juntas, cantar juntas, dançar juntas, meditar juntas, chorar juntas, rir juntas, pintar e pintarmo-nos juntas, criar juntas, contemplar juntas.

Estarmos juntas, sendo exatamente quem somos e como somos.

6.3 JUSTIFICATIVA

Nós precisamos poder ser nós mesmas. E precisamos umas das outras para nos reconhecermos livres e manifestarmos nossos dons.

“As questões da alma feminina não podem ser tratadas tentando-se esculpi-la de uma forma mais adequada a uma cultura inconsciente, nem é possível dobrá-la até que tenha um formato intelectual mais aceitável para aqueles que alegam ser os únicos detentores do consciente. Não. (…) A meta deve ser o resgate da bela forma psíquica natural da mulher.”  Clarissa Estés

6.4 METODOLOGIA

Encontros mensais ou bimensais, na Lua Nova ou Lua Cheia, em locais variados e de duração flexível.

6.5 RECURSOS

6.6 RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Ilana Lewinsohn: bióloga; professora de Hatha Yoga; massoterapeuta; escritora.

  1. CIRANDAS DE APRENDIZAGEM

As cirandas de aprendizagem são vivências focadas em determinados temas ou grupos, que buscam experimentar o trabalho orientado por projetos, de maneira integrada na comunidade e na perspectiva do Gaia Escola. A primeira Ciranda de Aprendizagem em desenvolvimento é voltada aos conhecimentos de Horta e Botânica, voltada a crianças e adolescentes com idade a partir de 8 anos. Outra que já se iniciará em breve são as aulas de Yoga com turmas para crianças a partir de 8 anos e para adultos.

Já em andamento o projeto no EMAD acima descrito, que pode ser estendido para as outras escolas públicas do Arraial d´Ajuda orientados pela mesma equipe multidisciplinar na perspectiva da Comunidade de Aprendizagem.

7.1 OBJETIVO GERAL

Promover uma multiplicação de conhecimentos úteis à comunidade na resolução de suas demandas.

7.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Oferecer cursos, workshops, vivências e outros formatos à comunidade para que a mesma se beneficie de aprendizagens significativas.

* Coordenar o trabalho de facilitadores em consonância com os valores do Jardim Ciranda.

* Ajudar a fomentar o fundo de reserva do projeto com as contribuições de cada oferta, bem como auxiliar aos profissionais envolvidos propiciando um ambiente acolhedor para suas oficinas.

7.3 JUSTIFICATIVA

O Jardim Ciranda acredita na aprendizagem como um processo contínuo e constante. Tudo que aprendemos é currículo, nossa formação pessoal começa na gestação e permanece ao longo de toda nossa vida. Diante deste entendimento, percebemos a formação continuada como algo intrínseco ao ser humano. A Ciranda de Aprendizagens vem para suprir essa demanda que temos de continuar aprendendo e nos transformando sempre.

7.4 METODOLOGIA

Cada facilitador oferece sua oficina e os coordenadores responsáveis pelo projeto analisam se tal oferta cabe nos princípios do Jardim Ciranda e juntos montam um plano de trabalho explicitando de que forma se dará o curso específico.

Fica sempre acordado que os oficineiros devem compor o fundo de reserva do projeto com um valor mínimo de 20% do montante que conseguir arrecadar com a atividade. Além disso, é necessário que sejam ofertadas bolsas (quantidade a depender do número de pagantes) para pessoas de baixa renda.

7.5 RECURSOS

* Espaço

* Coordenador pedagógico responsável

* Recursos específicos de cada oficina a serem detalhados em cada Plano de trabalho.

7.6 RESPONSÁVEL E CURRÍCULO

Alessandra Maeda – Pedagoga, licenciada em matemática.

PROJETOS FUTUROS

EIXO SUSTENTABILIDADE:  Guardiã Ilana Lewinsohn

EXPERIÊNCIAS DE REFERÊNCIA

Este longo movimento de transformação de práticas educativas tem tido, nos últimos anos, a sua prova de existência em muitas cidades brasileiras e diversos países. São vários os projetos educativos inovadores que nos inspiram: Cidade Escola Ayni (Guaporé), Projeto Colo da Montanha (Teresópolis), Escola Inkiri (Piracanga), Projeto Âncora (São Paulo), Escola Desembargador Amorim Lima (São Paulo), Escola dos Sonhos (Florianópolis), Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (Brasília), Escola da Fazenda da Toca (Itirapina), Casinha Amarela (Campo Largo), Escola Vila Verde – Instituto do Caminho do Meio (Alto Paraíso), Escola da Ponte (Portugal), Green School (Indonésia), Una Escuela Sustentable (Uruguai), Colégios Jesuítas da Catalunha (Espanha), rede de Forest Schools (Europa), rede de Escolas Públicas Finlandesas (Finlândia), Riverside School (India).

Arraial D’Ajuda, 04 de Abril de 2018

Caroline Castanho Duarte

Carolina Corrêa Lima

Alessandra Maeda

IlanaLewinsohn

Teresa Teófilo

XXVI. Anexo – Despesas

ABAA

PLANILHA I – PREVISÃO 2018
Recursos Humanos
Descrição Valor Mensal Valor Anual
01 Assistente Administrativo  R$          1.500,00  x  13 meses  R$    19.500,00
01 Faxineira  ( Período integral)  R$         1.100,00   x 13 meses  R$    14.300,00
Coordenadora pedagógica  R$         1.800,00  x  13 meses  R$   23.400,00
Monitor  R$         957,00   x 13 meses  R$    12.441,00
GPS  R$         1.795,00   x 13 meses  R$    23.335,00
FGTS/PIS  R$        483,00   x 12 meses  R$      5.796,00
Provisão de férias  R$          150,00   x 12 meses  R$     1.800,00
vale transporte  R$        170,00   x 12 meses  R$      2.040,00
Contadora Honorário mensal  R$         478,50   x 13 meses  R$     6.220,50
Estagiário Direito  R$          600,00  x  13 meses  R$      7.800,00
Estagiário Marketing  R$           600,00   x 13 meses  R$      7.800,00
Estagiário Contabilidade  R$           600,00  x  13 meses  R$      7.800,00
Estagiário Administração  R$           600,00   x 13 meses  R$      7.800,00
Estagiário Pedagogia  R$           600,00   x 13 meses  R$      7.800,00
Estagiário  R$           600,00   x 13 meses  R$       7.800,00
Extras (serv. terceiros, exame admissional, peq. reparos)  R$       1.500,00
Previsão 2018 mensal anual
 R$   12.033,50   R$  137.706,00

 

PLANILHA II
Despesas administrativa
Descrição Valor Mensal Valor Anual
Material de escritório  R$                                       150,00  x 12  R$        1.800,00
Material de limpeza  R$                                       100,00  x 12  R$        1.200,00
Material pedagógico  x 12
Telefone fixo e internet  R$                                       230,00  x 12  R$         2.760,00
Água Embasa  R$                                       700,00 x12  R$        8.400,00
Despesas de cartório  R$                                       400,00  R$         400,00
Despesas bancária  R$           650,00
Despesa aplicação

– IR

Total  R$                                   1.580,00  R$      15.210,00
Previsão 2018 R$ 1.580,00  R$   15.210,00

JARDIM CIRANDA Núcleo de Comunidade de Aprendizagem

TAREFA HORAS SEMANAIS CUSTO MENSAL CUSTO SEMESTRAL CUSTO ANUAL
ADMINISTRAÇÃO GERAL 20 1.227,67 7.366,02 14.732,04
COORDENADOR PEDAGÓGIC0 – PROJETOS   20 1.227,67 7.366,02 14.732,04
COORDENADOR PEDAGÓGIC0 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 20 1.227,67 7.366,02 14.732,04

 

COORDENADOR PEDAGÓGIC0 – ESPAÇOS E EQUIPE 20 1.227,67 7.366,02 14.732,04
SUPERVISOR DOS CUIDADORES 24 954,00 5.724,00 11.448,00
CUIDADOR 1 20 800,00 4.800,00 9.600,00
CUIDADOR 2  20 800,00 4.800,00 9.600,00
CUIDADOR  3 20 800,00 4.800,00 9.600,00
CUIDADOR 4 20 800,00 4.800,00 9.600,00
FACILITADOR  1 CIRANDA CANGURU 2 122,76 736,56 1.473,12
FACILITADOR  2 CIRANDA CANGURU 2 122,76 736,56 1.473,12
FACILITADOR  1  CIRANDA GESTAÇÃO 2 122,76 736,56 1.473,12
EDUCADOR PERINATAL – CIRANDA GESTAÇÃO 8 491,06 2.946,36 5.892,72
FACILITADOR GAIA ESCOLA 20 1.227,67 7.366,02 14.732,04
SECRETÁRIA 40 954,00 5.724,00 11.448,00
AUXILIAR DE LIMPEZA 20 477,00 2.862,00 5.724,00
RESPONSÁVEL PELA LAVANDERIA 40 954,00 5.724,00 11.448,00
ASSESSORIA CONTÁBIL 10 380,00 2.280,00 4.560,00
TOTAL   13.916,69 83.500,14 167.000,28

 

 

🌟 Estamos Quase Lá! 🌟

Ficamos felizes em saber que você está tão animado quanto nós com o que vem por aí! A Associação Beneficente de Arraial d’Ajuda está trabalhando em novas e emocionantes atualizações que você não vai querer perder.