Quem somos

A ABAA é uma rede colaborativa onde cada um oferece aquilo que sabe e pode, fazendo do nosso Espaço um lugar de crescimento pessoal, intelectual e profissional, aberto para toda a comunidade, com foco nos alunos da rede pública de ensino.

A ABAA é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em 1998, como entidade mantenedora do Centro Educacional Descobrimento – CED, frequentado por mais de 400 alunos de ensino fundamental e ensino médio.

Em 2003 a ABAA faz parceria com o Projeto Reintegrar, que oferecia várias oficinas de várias atividades para os alunos do CED e da rede pública de ensino, no período em que não estavam na escola, agindo concretamente contra o perigoso ócio enquanto seus pais precisam trabalhar.

Em 2006 todos os alunos do CED foram transferidos para a rede municipal de ensino e formação complementar, arte, cultura, tecnologia, ensino profissionalizante,  no contra turno escolar, passaram a ser o foco da instituição.

Foram anos de reforma, enquanto a escola pública continuou funcionando no imóvel da ABAA que por sua vez funcionava em apenas uma sala de seu imóvel e apenas com alunos da Escola Municipal Arraial d`Ajuda – EMAD.

O prédio foi devolvido apenas em julho de 2016, em condições lastimáveis.

Após a reforma de parte do imóvel, em outubro de 2016, a ABAA volta a funcionar como Espaço Cultural, onde acontecem várias atividades com o trabalho em rede de várias instituições, sempre com foco nos alunos da rede pública de ensino, no contra turno escolar.

Em 2017 muita coisa aconteceu e mais de 350 pessoas da comunidade frequentaram a ABAA, como se vê no Relatório de Atividades 2017 (link), formando um ambiente de intensa atividade cultural e de aprimoramento pessoal, receptivo e atraente para nossos jovens, sendo possível aumentar muito a frequência dos alunos da rede púbica de ensino, nosso objetivo principal de 2018.

Em 2018 outros parceiros se uniram, consolidando a rede colaborativa, que se reúne à comunidade para reformar e reativar a outra parte do prédio, que será utilizado em sua plenitude como um Espaço Cultural à serviço da rede pública de ensino, colaborando para tentar oferecer um futuro melhor e mais digno aos nossos jovens.

Em 2019 passamos a fazer parte do Movimento Recode, nos tornando um Centro de Empoderamento Digital para jovens, com cursos que abrangem temas como prototipagem de aplicativos, criação de páginas web,gestão de projetos, introdução à lógica e programação, preparação para o mundo do trabalho e  mpreendedorismo, realidade aumentada e virtual e inteligência artificial.
A metodologia própria da Recode, também estimula o desenvolvimento de competências do século 21,como resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração.

 Faça parte! Colabore!

 Esperamos você!

Objetivos Gerais

Responder concretamente a questão da ociosidade e falta de acesso à informação, às artes e cultura por parte de crianças, jovens e adultos de nossa comunidade, despertando o interesse pela leitura, informática, esportes, dança, música e outras artes, e, principalmente, o descobrimento de dons, talentos e potencialidades, que se tornem alternativas de profissão e realização pessoal.

Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossa comunidade, auxiliando também na identificação de suas potencialidades, através de práticas artísticas, culturais e profissionalizantes.

2 comentários em “Quem somos

  • 3 de fevereiro de 2018 em 21:12
    Permalink

    É um grande prazer poder contribuir e criar tantas oportunidades dentro da nossa comunidade com a Abaa!

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2018 em 21:15
    Permalink

    Somos muito felizes em poder ajudá-los e assim contribuir com maior união em nossa comunidade, estamos sempre a disposição!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *