Planejamento

PLANEJAMENTO 2019

ÍNDICE:

I. DADOS INSTITUCIONAIS …………………………………………………………………………………………….. 02
II. FINALIDADES ESTATUTÁRIAS ……………………………………………………………………………………. 02
III. CNAE ……………………….. ……………………………………………………………………………………………….. 03
IV. A ABAA ……………………………………………………………………………………………………………………….. 03
V. HISTÓRIA …………………………………………………………………………………………………………………….. 04
VI. OBJETIVOS …………………………………………………………………………………………………………………. 05
VII. JUSTIFICATIVA …………………………………………………………………………………………………………. 05
VIII. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ………………………………………………………………………………………… 05
a. Manter atividades realizadas em 2018;
b. Implantação do Movimento RECODE (em anexo)
c. Reforço escolar /educação complementar – em parceria com EMAD
d. Cursos diversos
e. Cursos profissionalizantes
f. Eventos culturais
g. Projetos

IX. ORIGEM DOS RECURSOS
X. INFRA ESTRUTURA …………………………………………………………………………………………………………08
XI. PARCERIAS …………………………………………………………………………………………………………………….09
XII. PÚBLICO ALVO …………………………………………………………………………………………………………….. 12
XIII. ABRANGÊNCIA TERRITORIAL ……………………………………………………………………………………. 12
XIV. CAPACIDADE DE ATENDIMENTO ……………………………………………………………………………….. 12
XV. EXECUÇÃO …………………………………………………………………………………………………………………… 12
XVI. CRONOGRAMA …………………………………………………………………………………………………………… 13
XVII. RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS ……………………………………………………………………….. 13
XVIII. RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS …………………………………………………… 14
a) Despesas Fixas / Manutenção
b) Recursos Humanos
c) Recursos Materiais Material Pedagógico
d) Material de Consumo – material de limpeza, papelaria
XIX. RECURSOS TECNOLÓGICOS …………………………………………………………………………………….. 14
XX. ESTRATÉGIAS – ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO……………………………. 15
XXI. FOMENTO, INCENTIVO E QUALIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS……………………………………….. 15
XXII. EFEITOS MULTIPLICADORES PREVISTOS ………………………………………………………………. 15

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ARRAIAL D´AJUDA – 2018

I. DADOS INSTITUCIONAIS
ENTIDADE:
Associação Beneficente Arraial d´Ajuda – ABAA

CNPJ:
nº 01.930.310/0001-78
COORDENADORA:
Monica Nabuco de Abreu
ENDEREÇO:
Rua das Palmeiras, nº 199 – Arraial d´Ajuda – Porto Seguro – Bahia – CEP 45.816-000
endereço eletrônico: contato@abaaonline.org.br
telefone: (73)3575-2507

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: LEI nº. 7.410 de 30/12/1998

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: LEI nº. 262/97

II. FINALIDADES ESTATUTÁRIAS
Conforme o Artigo 2º do Estatuto da ABAA:
“A Associação Beneficente Arraial d’Ajuda, doravante neste Estatuto designada simplesmente Associação, tem por finalidade promover a defesa de direitos, a educação em suas mais variadas formas, ações em saúde, meio ambiente, esportes, arte, cultura, qualificação profissional, direitos humanos, desenvolvimento comunitário e a assistência social, moral e espiritual do povo brasileiro, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade, classe social, credo político ou religioso, através das seguintes atividades:
a) Criar e administrar obras de assistência social, principalmente para menores abandonados (meninos e meninas que estão nas ruas), excepcionais, pessoas idosas, mães solteiras, dependentes de drogas e marginalizados;

b) Manter e administrar o ESPAÇO CULTURAL ARRAIAL D´AJUDA, no imóvel de sua propriedade, com a finalidade de promover, sem fins lucrativos, atividades de educação, ações em saúde, direitos humanos, meio ambiente, esportes, arte, cultura, desenvolvimento comunitário, tecnologia, profissionalizantes e outras que de qualquer forma contribuam para a melhor qualidade de vida e crescimento intelectual, e pessoal de crianças, adolescentes, jovens e adultos, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade, classe social, credo político ou religioso, com especial atenção aos alunos da rede pública de ensino;

c) Realizar concentração pública, visando esclarecer ao povo sobre a importância da cidadania e de sua participação no aprimoramento moral e social de nossa comunidade;

d) Patrocinar campanhas públicas de combate ao tóxico e vícios de qualquer espécie, através de palestras, debates, simpósios, congressos, ou outros meios de comunicação, tendo por intuito a melhor orientação possível da juventude e da família;

e) Promover atividades que gerem recursos para a sustentação das atividades oferecidas de forma gratuita, bem como para o custeio da manutenção e custos fixos da instituição nos termos de seu Regulamento Interno, podendo utilizar parte de seu imóvel para tanto;

f) Desenvolver campanhas de saúde e higiene, especificamente às pessoas de baixa renda, no sentido de melhoria das condições de vida;

g) Editar e distribuir livros, revistas, folhetos, CDs, vídeos e similares, que objetivem o bem da comunidade;

h) Criar, manter e administrar uma biblioteca/videoteca comunitária e cursos de tecnologia, profissionalizantes e culturais, podendo contratar pessoal especializado para levar avante projetos que tenham por objetivo preparar profissionais para serem aproveitados em empresas privadas ou públicas e em todas as áreas de atuação;

i) Auxílio no combate a fome;

j) Auxílio no combate à prostituição, violência e exploração infanto juvenil;

k) Auxílio no combate à erradicação do trabalho infanto juvenil e implemento de atividades profissionalizantes adequadas conforme a Lei do Aprendiz;

l) Apoiar e promover ações, programas e atividades organizadas pela TURMA DA MELHOR IDADE DE ARRAIAL D`AJUDA;

m) Organizar e apoiar a Cooperativa de artesãs do Arraial d´Ajuda;

n) Promover, apoiar e participar do trabalho em rede com outras organizações em prol de seus objetivos estatutários;

o) Promover o diagnóstico social e balanço social, relacionados às áreas de atuação, que são pesquisas e ferramentas usadas para compreender uma realidade social, classificando as necessidades e os principais problemas, demandas e soluções de problemas de uma sociedade ou comunidade;

p) Divulgar, desenvolver e trabalhar projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação;

q) Promover através de congressos, palestras, seminários, workshops, webinars e mídias sociais, ações que mitiguem e previnam todas as causas de sofrimento no que diz respeito à saúde física, mental, intelectual, emocional e psicológica, envolvendo o combate ao bullying, violências, vicissitudes, prevenções e tratamentos no uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, preconceitos diversos, consequências da exclusão social, desigualdades e problemas relacionados às demandas dos associados;”

III. CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS – CNAE:
85.92-9-99- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente;
Secundárias:
85.50-3-02- Atividades de apoio a educação, exceto caixas escolares;
94.30-8-00- Atividades de associações de defesa de direitos sociais;
90.03-5-00- Gestão de espaço para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas;
90.02-7-01- Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores;
94.99-5-00- Atividades associativas não especificadas anteriormente;
90.01-9-99- Artes cênicas, espetáculos e atividades não especificadas anteriormente;
93.19-1-01- Produção e promoção de eventos esportivos;
90.01-9-04- Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares;
90.01-9-03- Produção de espetáculos de dança;
9001-9-01- Produção teatral.

IV. A ABAA
A ABAA é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que aplica integralmente os recursos que obtêm na manutenção dos seus objetivos institucionais, no País, não distribui qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas a qualquer título, e mantem a escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

A ABAA é uma rede colaborativa onde cada um oferece aquilo que sabe e pode, fazendo do Espaço um lugar de crescimento pessoal, intelectual e profissional, aberto para toda a comunidade, com foco nos alunos da rede pública de ensino.
Em parceria com outras instituições e contando com voluntários e professores das mais diversas áreas, buscamos oferecer várias atividades todos os dias, durante todo o ano, possibilitando aos jovens da rede pública de ensino conhecerem vários universos de possibilidades, descobrindo suas preferências e habilidades, buscando seus conhecimentos e traçando seu futuro.
O Espaço adequado para tantas atividades e a convivência com tantas pessoas, com tantas habilidades e talentos, atraem os jovens para um ambiente enriquecedor, cheio de possibilidades para a construção de um futuro digno e próspero, como todos merecem.
A parceria e ingresso no Movimento RECODE é um dos foco do ano de 2019 tendo em vista a evasão escolar e as habilidades que são necessárias às profissões do sec. XXI.
A RECODE é uma organização social presente em 07 (sete) países, voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia, gerando oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

São cursos oferecidos gratuitamente aos jovens da rede pública de ensino. Buscaremos voluntários que queiram ser educadores, formando várias turmas nos seguintes cursos:
INTRODUÇÃO AO MUNDO DIGITAL
GESTÃO DE PROJETOS E APLICATIVOS DE IMPACTO
TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS
APRENDENDO A PROGRAMAR
BIBLIOTECA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
HACKEANDO SEU FUTURO
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O projeto detalhado é apresentado em anexo, uma vez que será apresentado em várias oportunidades.

V. HISTÓRIA
A Associação Beneficente Arraial d´Ajuda – ABAA é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em 1998, como entidade mantenedora do Centro Educacional Descobrimento – CED, frequentado por mais de 500 alunos de ensino fundamental e ensino médio.
Em decorrência das mudanças ocorridas no Brasil, em 2005 os alunos foram transferidos para a Rede Pública de Ensino, para que tivessem direito a merenda, uniformes, livros, transporte, etc, pois passaram a ser considerados no censo escolar como alunos da rede pública, onde não participavam as entidades filantrópicas, como a ABAA, que precisavam ser 100% subsidiadas, ou os alunos seriam privados de todos esses benefícios.
A ABAA já tinha parceria com o Projeto Reintegrar na época, que fazia o que a ABAA faz hoje para os jovens da comunidade, no período em que não estavam na escola – contra turno – agindo concretamente contra o perigoso ócio enquanto seus pais precisam trabalhar (fotos Reintegrar em anexo)
Formação complementar, arte, cultura, tecnologia, ensino profissionalizante, então, passaram a ser o foco da instituição.
Por questões internas da administração pública da época, foi decidido que a Escola Municipal Arraial d`Ajuda – EMAD, que então estava instalada no prédio da ABAA, seria transferida para o imóvel onde funcionava o Projeto Reintegrar (que está no Parque Central de Arraial d´Ajuda).
Foram anos de reforma, enquanto a escola pública continuou funcionando no imóvel da ABAA que por sua vez funcionava em apenas uma sala de seu imóvel e apenas com alunos da Escola Municipal Arraial d`Ajuda – EMAD.
O prédio foi devolvido apenas em julho de 2016, em péssimas condições.
Após a reforma de parte do imóvel, em outubro de 2016, a ABAA volta a funcionar como um espaço cultural, onde acontecem várias atividades com o trabalho em rede de várias instituições e voluntários, iniciando com a Turma da Melhor Idade, que hoje já tem 70 integrantes, com o apoio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social; o Bloco Oduduwa, dirigido por Edna e Mestre Kaíto; Shinhabá com terapias corporais oferecidas gratuitamente à comunidade; logo chegaram também o Projeto Ecoar e a academia Dionée Alencar, com suas 120 bailarinas e muitos outros professores e voluntários se juntaram na ideia.

Com a Roda de Mães veio o Jardim Ciranda para a união de esforços para a reativação da Casa Vó Jurema – Associação Anjos da Guarda, com apoio do Ecohabitare e Gaia Escola, nos trazendo um lindo trabalho com a primeira infância, com a proposta de trabalho conjunto com as mães adolescentes e nos oferecendo apoio com o relacionamento e desenvolvimentos de projetos em conjunto com a rede pública de ensino, a partir da perspectiva da Comunidade de Aprendizagem, para realmente alcançarmos um trabalho em rede com as instituições que se concentram na região, onde está a maior parte das escolas públicas de Arraial d´Ajuda, também vale destacar a parceria com a Academia Templo Jas com mestre Amaury e Prof. Joshua, além de vários voluntários, professores, artistas e parceiros, sempre com foco principal nos alunos da rede pública de ensino que contam com inúmeras atividades que os auxiliam a abrir novas perspectivas em suas vidas e de seus familiares.

VI. OBJETIVOS
A realidade de muitos jovens e adultos do Arraial d´Ajuda, à exemplo de cada canto deste País, é frequentar uma escola de baixa qualidade, com um modelo ultrapassado e ineficiente e a falta de oportunidades de contato com a arte, a cultura, a tecnologia e até mesmo cursos profissionalizantes e outros aprendizados que possam melhorar sua própria qualidade de vida, de seus familiares e de sua comunidade.
A ociosidade entre esses jovens é o outro lado triste dessa realidade, que os leva à caminhos perigosos e degradantes, fixando-os em situações precárias muitas vezes, ao invés de apresentar-lhes um mundo de possibilidades.
O objetivo principal da ABAA, é promover atividades de arte, cultura, tecnologia, profissionalizantes, campanhas educativas e outras que de qualquer forma contribuam para a melhoria da qualidade de vida e crescimento intelectual e pessoal de nossa comunidade, em especial alunos da rede pública de ensino no contra turno da escola formal.
Responder concretamente à questão da ociosidade e falta de acesso à cultura de nossos jovens, fazendo despertar o interesse pela leitura e pelas artes, aproximando-os da tecnologia, do ensino técnico profissionalizante e da conscientização sobre alternativas de subsistência e realização pessoal e profissional.
Valorização da arte, da cultura.
Empoderamento digital – “Empoderamento digital é fazer do uso da tecnologia algo efetivamente transformador, potencializando a autonomia, a criatividade e a colaboração para resolver problemas sociais. Empoderados, os indivíduos também podem migrar de usuários a criadores de tecnologia, descobrindo um imenso potencial para reprogramar suas realidades”.RECODE
Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades, através de práticas artísticas, culturais, tecnológicas e complementação da ação educativa.

VII. JUSTIFICATIVA
Somente pela educação e pelo desenvolvimento intelectual, tecnológico, cultural e artístico de uma comunidade é possível melhorar a vida de todos que dela participam.

Informática, cursos diversos, atividades físicas, programas educativos, literatura, artes, música e esportes, apresentam-se como instrumentos eficazes para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e mesmo adultos, trazendo-lhes a inquietação, os questionamentos e vislumbramentos de possibilidades que depois aplicarão à transformação de suas próprias vidas.

A ABAA incentiva todas as formas de arte e manifestações culturais, literatura e tecnologia, propiciando um local de grande crescimento e trocas de experiências e saberes para todos que o frequentam.

A ABAA aposta na formação desses jovens e adultos dentro desse contexto, para que possam, por seus próprios esforços e interesses, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.

A ABAA em parceria com a RECODE oferecerá vários cursos voltados para as habilidades necessárias e profissões do século XXI, inteiramente gratuitos para jovens da rede pública de ensino.

VIII. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Nesse contexto, os objetivos específicos de ação no ano de 2018 são:
1. Manter o funcionamento das atividades que já acontecem na ABAA:
Professores e voluntários se apresentam constantemente e novas atividades são incluídas ao longo do ano.
IDENTIFICAÇÃO DE CADA ATIVIDADE
(*) Atividades gratuitas
– Biblioteca comunitária (*)

– Reunião Turma da Melhor Idade – (*)

– Alongamento – Prof. Vinicius Mattos (*)

– Artes – Prof. Melissa

– Ballet – Projeto Ecoar e Academia Dionée Alencar

– Ballet Infantil – Prof. Maria

– Corte e Costura – Prof. Rodrigo Zamora Suarez

– Cursos de Informática em 7 modalidades (acima referidos) em parceria com a RECODE

– Customização – Rogéria Porté

– Dança Afro – Prof. Edna Santos;

– Dança do ventre – Prof. Mariana

– Dança de salão – Prof. Márcia

– Ensaio de Axé – Prof. Neto

– Informática – Parceria CRAS – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

– Teatro – Prof. Anderson Magalhães

– Le Parkour – Teatro – Prof. Anderson Magalhães

– Jiu Jitsu – Prof. Silvio

– Karatê – Prof. Alessandro

– MuaiThay – Prof. Philip

– Percussão – Mestre Kaito

– História em Quadrinhos – Prof. Sandra

– Oficina Multidisciplinar – Prof. Gau

– Pilates – Prof. Ianina

– TaeKenDo – Prof. Academia Templo Jaz

– Yoga Ashtanga – Camila

– Yoga para gestantes – Prof. Júlia

– Yoga para mães e bebês – Prof. Júlia

– Yoga – Prof. Luna

– Zumba – Prof. Myriam Nuevo;

– A manutenção das atividades desenvolvidas pela Turma da Melhor Idade na ABAA – alongamento, práticas terapêuticas, encontros e eventos, que muito contribuem para a saúde e bem estar dos mais de 60 participantes, o que passou a ser um importante objetivo da Associação.

 Público alvo:
– Alunos e professores da rede municipal de ensino
– Comunidade de Arraial d´Ajuda
Capacidade de atendimento:
– São 6 salas que podem ter atividades em todos os horários, conforme a disponibilidade de voluntários, e de professores e monitores se for possível a colaboração do Poder Público;
 Recursos financeiros a serem utilizados – manutenção dos custos atuais (planilha em anexo) e parceria/colaboração do Poder Público;
 Recursos humanos envolvidos – Necessária a contratação de um coordenador pedagógico e professores/ monitores.
 Fomento, Incentivo e qualificação dos usuários – Alunos que se destaquem podem se tornar monitores de alunos de séries anteriores.
 Estratégias – elaboração monitoramento e avaliação – conforme orientação da coordenação pedagógica e relatórios sobre o aproveitamento dos alunos (resultados práticos e visíveis no desempenho das atividades e na escola).

2. Reforço escolar / educação complementar – Alunos da rede municipal e estadual de ensino contam com a colaboração de voluntários para o reforço escolar, estudo para as provas, leituras, vivências e outras atividades que colaborem na educação dos alunos que frequentem o programa. Se houver um monitor do Programa Mais Educação, ou a contratação de alguns profissionais, é possível aumentar a capacidade de atendimento

 Público Alvo – alunos da rede municipal e estadual de ensino
 Capacidade de atendimento – ….. alunos por turma.
– Havendo professores/monitores/voluntários este número pode crescer significativamente
 Recursos financeiros a serem utilizados – manutenção mensal da sala
 Recursos humanos envolvidos – Necessária a contratação de um coordenador pedagógico e professores.
 Fomento, Incentivo e qualificação dos usuários – Alunos que se destaquem podem colaborar nos estudos e deveres de alunos de séries anteriores.
 Estratégias – elaboração monitoramento e avaliação – conforme orientação da coordenação pedagógica e relatórios sobre o aproveitamento dos alunos (resultados práticos e visíveis no desempenho escolar).

3. Cursos diversos – artesanato, dança, teatro, música, jogos, etc…, sendo necessário sempre apenas o professor/monitor e o material de cada curso;
 Público Alvo – alunos e professores da rede municipal de ensino
comunidade
 Capacidade de atendimento – 8/16 alunos por turma.
 Recursos financeiros a serem utilizados – materiais;
 Recursos humanos envolvidos – Necessária a contratação de um professor/monitor;
 Fomento, Incentivo e qualificação dos usuários – Alunos que se destaquem podem formar turmas de alunos iniciantes;
 Estratégias – elaboração monitoramento e avaliação – conforme orientação da coordenação pedagógica, relatórios sobre o aproveitamento dos alunos, questionários e depoimentos.

4. Cursos profissionalizantes – Cursos online e conforme se disponibilizem professores da comunidade.

5. Espaço Cultural – Realização de eventos culturais, shows, peças teatrais, apresentações, inclusive de artistas de outras regiões, promovendo a mobilidade e troca de experiências, criando um ambiente cada vez mais atrativo para os jovens de nossa comunidade.

IX. ORIGEM DOS RECURSOS
Por alguns anos, no imóvel da ABAA funcionou a Escola Municipal de Arraial d´Ajuda – EMAD, gerando recursos em forma de aluguel, suficientes para pagar a única funcionária que trabalhava em apenas uma sala do imóvel, sendo o excedente aplicado para ser usado quando o imóvel fosse devolvido e a ABAA voltasse a plena atividade.
Mas o imóvel foi devolvido sem condições de uso e parte desses recursos foram usados para a reforma, fazendo com que no final de 2017 já não houvesse mais reservas para as despesas mensais.
A ABAA já está em plena atividade em parte de seu imóvel, mas com grande dificuldade de manter em dia as despesas fixas e continuar crescendo até a plena utilização de todos os espaços, pelo que tem trabalhado em várias providências definidas em Assembleia, dentre as quais a busca por parcerias não só para manter as atividades, como aumentar as possibilidades sobre as quais a ABAA tem seu objetivo.
Algumas providências vêm sendo tomadas:
– A ABAA tem apenas duas funcionárias, sendo que uma delas trabalha apenas 3 vezes por semana na limpeza. Desta forma os custos são bastante reduzidos para manter uma estrutura tão grande e com tanto potencial.
– Muitas atividades e cursos são oferecidos por voluntários, sendo incluídos nas listas de doações os materiais que eles precisam para oferecer cursos gratuitos para alunos da rede municipal e estadual de ensino, assim é possível oferecer muitas possibilidades para os jovens, com custo bastante reduzido.
– Parcerias com outras instituições dão autonomia para que cada uma desenvolva e se responsabilize por seu projeto, inclusive financeiramente, possibilitando que várias atividades aconteçam simultaneamente.
– Professores de qualquer área podem apresentar seu planejamento de curso, reservar a Sala adequada para sua atividade e colaborar na manutenção da instituição com 20% do que recebem diretamente dos seus alunos. Todos os professores oferecem bolsas para alunos da rede municipal e estadual de ensino.
– Em 2019 a Sala Saúde e o Pátio para Festas e Eventos, também poderão ser locados por hora.
– E ainda, para gerar recursos fixos e mínima segurança de manter as funcionárias, três salas no andar superior e 15 (quinze) espaços publicitários no muro frontal da instituição foram disponibilizados para locação.
– Contamos com doações de pessoas físicas e jurídicas, com dinheiro, materiais de limpeza, de construção, de artesanato e peças para o brechó que também gera alguma renda.
– E contamos em apresentar projetos adequados para receberemos recursos públicos, impostos e tributos que pessoas físicas e/ou jurídicas desejam destinar diretamente e ainda oriundos do resultado de sentenças judiciais, como retorno à sociedade por práticas ilícitas.
O planejamento para 2019/2021 será desenvolvido conforme as regras estabelecidas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedades Civil – MROSC, bem com pela Instrução Normativa nº4 de 30 de novembro de 2017 do MinC e demais legislação pertinente para melhoria da estrutura do prédio e desenvolvimento de vários projetos de várias instituições e pessoas, simultaneamente, para o pleno funcionamento e aproveitamento do Espaço Cultural Arraial d´Ajuda.

X. INFRAESTRUTURA
A ABAA tem em seu patrimônio um imóvel que foi reformado em parte, para entrar em atividade em 2017, sendo isolada a outra parte, com mais 06 salas que em 2018 terão novamente atividades, com as novas parcerias que se formaram.
A parte reformada do imóvel foi montada da seguinte forma:
• Biblioteca comunitária;
• Sala 01 – Danças – atividades corporais
• Sala 02 – Sala de aula com 30 lugares (reforço, workshops, cursos, reuniões, etc);
• Sala 03 – Ballet – atividades corporais
• Sala 04 – Sala de Informática;
• Sala 05 – Sala de artesanato;
• Sala 06 – Sala Saúde – montada por Shinha, com os equipamentos para massagens e terapias corporais, consultas e afins, disponibilizada por horários para os profissionais da área da saúde de nossa comunidade;
• Cozinha;
• Pátio;
• Secretaria;
• Sala de reuniões/Bazar
• Sala 1A – Bibliotecajuda – Responsável: Associação Multi Culti por José Ordonez e Inge
As salas do andar superior são destinadas à locação para gerar a renda necessária para a manutenção da instituição.
Professores também poderão utilizar as Salas para cursos, oferecendo bolsas para alunos da rede pública de ensino.
Por fim, o pátio é local central da ABAA, onde festas e eventos culturais já estão acontecendo mesmo sem estrutura. O piso é áspero para ginástica da Melhor Idade, o sol é forte por toda a tarde, limitando seu uso, que é impossível quando chove.
Criar uma cobertura, arrumar o piso e fazer uma arquibancada para acomodar mais gente, palco, luz e som levaria a plena utilização do Espaço Cultural também para shows, peças teatrais, apresentações, criando um ambiente cada vez mais atrativo para os jovens de nossa comunidade, sendo mantido esse nosso foco em 2019.

XI. PÚBLICO ALVO
Rede pública de ensino e Comunidade de Arraial d´Ajuda: mães, famílias, educadores, professores, escolas, estudantes de pedagogia, universidade, voluntários.

XII. ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
Distrito de Arraial d´Ajuda – Município de Porto Seguro– BA

XIII. CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

Atualmente mais de 500 pessoas que frequentam a ABAA. Quanto mais voluntários se apresentem maior a capacidade de atendimento.

XIV. EXECUÇÃO
O planejamento será realizado nos termos do Marco Regulatório da Organizações Sociais Civis – MROSC, Lei n° 13.019/14 , Decreto Municipal nº 8362/17 e da Instrução Normativa nº4 de 30 de novembro de 2017 e demais legislação aplicável.
Professores e voluntários se apresentam e propõem um curso sobre o qual tenham formação ou habilidade, escolhendo então a sala e o horário mais adequado e abrindo inscrições para uma turma.
Cada sala é disponibilizada conforme o planejamento do professor ou voluntário, por pré agendamento ficando as planilhas abaixo – uma para cada sala – na Secretaria e no Mural da entrada da ABAA e no aplicativo HIVE utilizado pela ABAA.

Eventos serão organizados e realizados por cada grupo, que também apresentam seus projetos e devem fazer o agendamento antecipado no local que hoje chamamos Pátio.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA na ABAA – A Coordenação Pedagógica atuará integrando o Sistema de Ensino Público de forma integral com o Espaço Cultural da ABAA em cooperação com todas as atividades, integrando Políticas Públicas específicas para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Espaço Cultural da ABAA.
A Coordenação Pedagógica da ABAA deverá organizar e acompanhar as atividades desenvolvidas na ABAA pelas várias instituições parceiras, atuando junto à direção das escolas públicas – em especial o EMAD, pelo histórico e localização, para o atendimento dos alunos no contra-turno.
A Coordenação Pedagógica da ABAA exerce uma função de agente formador de representações positivas e implicativas sobre a atuação humana responsável, sustentada e previdente sobre as relações sociais e suas consequências, criando espaços para reflexão sobre a prática e a participação dos membros da comunidade.
A Coordenação Pedagógica da ABAA, desenvolverá uma ação constante, articuladora com a comunidade, sendo um dos elementos de ligação fundamental, através de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposições, reflexões e ações. Incentivadora e organizadora da colaboração de voluntários
A responsabilidade formadora e informadora da Coordenação Pedagógica está pautada na formação continuada dos profissionais envolvidos na ABAA, devendo ainda estar aberta ao saber adquirido no dia-a-dia, que deve ser refletido e incorporado ao desenvolvimento pedagógico do Espaço Cultural da ABAA.
A Coordenação Pedagógica da ABAA deve estar atenta à transformação de atitudes da comunidade, promovendo a reflexão e a vivência nas relações escolares.
Como agente de transformação da prática pedagógica, a Coordenação Pedagógica deverá trabalhar em perfeita integração com a Equipe da Roda de Mães e Jardim Ciranda.

Atribuições:
• Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica da ABAA, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa;
• Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
• Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
• Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
• Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na ABAA e projetos;
• Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção, equipe e comunidade.
• Coordenar e acompanhar os horários de Atividades, promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na ABAA, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
• Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
– Elaborar diagnóstico situacional participativo das demandas sociais e comunitárias relacionadas às finalidades da ABAA e do Jardim Ciranda Comunidade de Aprendizagem junto à comunidade e instituições parceiras;

METODOLOGIA RECODE – Cursos de Informática
“Uma metodologia de aprendizado contínuo e customizado, que habilita o jovem a ser um “reprogramador” da sua realidade. A nossa metodologia, que é a base para a formação de nossos multiplicadores e jovens, é inspirada no educador brasileiro Paulo Freire e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital. Esse é também nosso diferencial: possibilitamos que o desenvolvimento desses jovens seja acompanhado de perto por um educador capacitado. Nossa metodologia contempla três dimensões para potencializar o impacto social: eu (foco no que o jovem pensa sobre o assunto), nós (como ele se vê em relação a isso) e todos nós (foco nos impactos que o assunto causa na família, na comunidade e no mundo).
Os 4 passos da metodologia RECODE:
Motivar para ler o mundo – Ler o mundo é reconhecer que a sua vida tem sentido num contexto maior
Compreender para agir – Trabalhar o olhar sob diferentes perspectivas em busca de soluções

Planejar para impactar – Antecipar a atuação da intervenção no mundo real por meio do planejamento

Experimentar para avaliar – Experimentar o desenvolvimento da ação e avaliar os resultados alcançados

Competências do Século XXI
A metodologia RECODE também busca estimular nos jovens algumas das competências para a educação no contexto do século XXI. Essas competências partem de definições e estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). São elas:
Criatividade – Capacidade de invenção, inovação e de enxergar questões sob novas e diferentes perspectivas.
Colaboração – Habilidade para conviver e desenvolver atividades, em um processo interativo, com outras pessoas de diversas crenças, culturas e contextos sociais.
Comunicação – Capacidade de argumentação, de expressão clara e empática e de escuta ativa, utilizando diferentes mídias.

Resolução de desafios – Habilidade para identificar desafios e oportunidades, utilizando a tecnologia e o pensamento crítico, para desenvolver soluções inovadoras e éticas.

XV. CRONOGRAMA
A ABAA funciona o ano inteiro com várias atividades simultâneas, cada qual com seu cronograma.
Até 2016 a ABAA seguia o ano letivo da rede municipal de ensino, mas, a partir de 2017 muitas atividades permaneceram nas férias, sendo parte do planejamento a cobertura e piso do pátio para a realização de eventos, mais interessantes no verão, bem como intensificar as atividades para jovens nas férias, quando ficam ociosos todo o tempo, com atenção dos pais reduzida, vez que trabalham muito mais nessa época do ano.

XVI. RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS
– Despesas mensais já existentes, detalhadas em planilha em anexo;
– Necessária a contratação de coordenação pedagógica, professores/monitores;

XVII. RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADO

a) Despesas Fixas / Manutenção:
Totalizam em média R$8.476,12 (Oito Mil, quatrocentos e setenta e seis reais e doze centavos), incluindo as contratações abaixo, mas sem contar com qualquer professor, monitor ou material para cursos – planilha em anexo.
b) Recursos Humanos
 Kelly (Secretaria – segunda à sexta-feira de 8:00 às 18:00hrs) e respectivos encargos sociais
 Renata (Limpeza – segunda à sexta-feira de 7:00 às 16:00hrs) e respectivos encargos sociais
 Contadoras – HMS Contabilidade
 É necessária a contratação da coordenadora pedagógica, e acompanhar os horários de estudos e atividades dos alunos. e estagiários
 Coordenadora Pedagógica (40H)
 3 Estagiários – direito, marketing, administração e pedagogia
TOTAL R$ 94.363,44 (Noventa e quatro reais, trezentos e sessenta e três reias e quarenta e quatro centavos) anual (planilha em anexo)

c) Recursos Materiais
c1) Material de Consumo – Material de escritório e materiais para vários cursos.
Através do Edital 002/2018 do Juizado de Eunápolis, a ABAA poderá adquirir todo o material de escritório necessário no ano de 2019, bem como material de artesanato, maquiagem e alguns equipamentos conforme planilha em Anexo
c2) Material de Consumo – material de limpeza
d) Projetos:
– Rua de acesso do EMAD para a ABAA de forma que os alunos tenham livre acesso, seguro e limpo, podendo participar de inúmeras atividades oferecidas por voluntários em todos os períodos, integrando, o quanto possível, as instituições e todas as pessoas envolvidas em projetos comuns.
– Reforma de parte do prédio
– Pátio – eventos (piso/cobertura/arquibancada)
– Substituir escada por rampa de acesso
– Adquirir mais computadores

XVIII. RECURSOS TECNOLÓGICOS

PARCERIA RECODE – MICROSOFT – Recode oferece todo o material de todos os cursos.

A ABAA se utiliza do sistema HIVE de gestão e comunicação entre os Associados, hospedado em nuvem, que possibilita a todos o acesso on line de qualquer computador e também pelo aplicativo do telefone.

O Associado tem acesso então a:
a) Todos os documentos da instituição;
b) Prestação de contas atualizada;
c) Relatório de atividades atualizado;
d) Agenda geral da ABAA e de cada Sala/Espaço, podendo reservar um horário que esteja disponível em qualquer delas pelo próprio aplicativo;
e) Quadro de avisos das atividades da ABAA;
f) Mural das atividades da ABAA;
g) Livro de ocorrências;
h) Enquetes;
i) Quadro de colaboradores;
j) Várias outras funcionalidades que facilitam as rotinas, gestão e comunicação entre os envolvidos.

Este sistema será utilizado em todas as atividades da ABAA.

XIX. ESTRATÉGIAS – ELABORAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Conforme orientação da coordenação pedagógica, relatórios de atividades, relatórios sobre o aproveitamento dos alunos, questionários, depoimentos e demais instrumentos que se mostrem necessários para a melhor transparência e divulgação de suas atividades, utilizando a melhor tecnologia em sistema de gestão e comunicação.

Relatórios e atas de reuniões com professores e alunos servirão de base para a avaliação dos projetos. Questionários de avaliação ao término da execução de cada projeto específico, também avalizarão os procedimentos, bem como relatórios de atividades e depoimentos dos envolvidos.

A RECODE “usa a tecnologia como meio para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para pessoas de 12 a 29 anos. Cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que nos permite desenvolver nos jovens as competências do século 21, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a habilidade para resolução de problemas sociais.”

A RECODE oferece todo o material publicitário para atrair os jovens para os vários cursos, bem como todo o material dos cursos e avaliações, uma vez que oferece Certificado. O aluno deve ter frequentado ao menos 75% do curso e obter nota mínima 7 para ter direito ao Certificado.

XX. FOMENTO, INCENTIVO E QUALIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS

Alunos que se destaquem podem formar turmas de alunos iniciantes; A ABAA pode ser um polo de qualificação profissional para os jovens de Arraial d´Ajuda, promovendo sua inserção no mercado e melhorando significativamente os serviços em nossa região, que atrai pessoas do mundo todo, com grande potencial de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

XXI. EFEITOS MULTIPLICADORES PREVISTOS
Os efeitos multiplicadores surgirão quando os alunos que mais se destacarem, avaliados pela equipe, sejam estimulados a se formarem instrutores das várias Oficinas e, principalmente, como Educadores do Movimento RECODE.
“O Movimento Recode é um chamado a pessoas de todo o Brasil que queiram fazer parte de uma grande rede para ampliar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.”
Quanto mais voluntários se apresentarem maior será o efeito e impacto social alcançado.
XXIII. COOPERAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL
O projeto poderia contar com o apoio da Prefeitura, bem como da Secretaria de educação e assistência social, para viabilizar as parcerias com as escolas do município de maneira mais concreta.
XII. Anexos – Projetos
– Projeto Alameda;
– Projeto Ubuntu;
– Projeto estrutural – Pátio piso, cobertura, reforma andar superior.
XIII. Anexo – Relatório de Atividades 2018;
XIV. Anexo – Fotos;
XV. Anexo – Planilha despesas e receitas;
XVI. Anexo – Aquisições por meio do edital 002/2018 do Juizado Especial de Eunápolis.

Arraial D’Ajuda, 07 de Fevereiro de 2019

Associação Beneficente Arraial d´Ajuda